Os elevados índices de poluição e a crescente liberação de contaminantes no meio ambiente vêm sendo pauta de diversos encontros políticos que visam à mudança na atual situação ambiental do planeta, visto que se tornou ponto estratégico para produção de energia de forma sustentável. O óleo diesel é um combustível de origem fóssil, derivado do petróleo que é a matriz energética mais utilizada no presente momento, constituído principalmente por hidrocarbonetos e em menor quantidade por alguns contaminantes como: oxigênio, nitrogênio e enxofre. Por ser, o diesel, o combustível mais consumido no Brasil, juntamente com seus benefícios ele agrega problemas relacionados com seus contaminantes. O contaminante do diesel mais agressivo ao meio ambiente atualmente é o enxofre. O enxofre é um elemento químico que a temperatura ambiente encontrasse no estado sólido, durante a queima do diesel esse contaminante acarreta diversos problemas não só para o motor como para o meio ambiente e para a saúde da população. Neste Trabalho será feita uma análise dos riscos do enxofre no diesel como contaminante e demonstrar os principais métodos de análise desse combustível, fazendo uma comparação com a legislação.