POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA NO SEMIÁRIDO
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Assim, a partir de estudo bibliográfico, apontamos a importância da formação docente como elemento catalisador desse processo e seus reflexos imediatos no chão da escola, especialmente da escola do semiárido.\r\n \r\n Palavras-chave: """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET2 - Currículo e ensino: políticas e práticas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SEMIÁRIDO, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA2_ID39_30102016213324.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO DA SILVA BATISTA" "autor_nome_curto" => "SOCORRO BATISTA" "autor_email" => "msbatista-@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26333 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 37 "inscrito_id" => 39 "titulo" => "POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTEXTUALIZADA NO SEMIÁRIDO" "resumo" => """ RESUMO\r\n O trabalho intitulado “Por uma educação ambiental contextualizada no semiárido”, traz como problemática central de sua abordagem a necessidade de que a educação ambiental deva ser pensada e praticada a partir dos contextos locais, considerando sua cultura, seus valores e crenças, a relação de trabalho que estabelecem com a natureza, etc. Assim tomamos como referência a região do semiárido brasileiro, desconstruindo a falsa ideia de “região problema” e discutindo os aspectos positivos do seu rico potencial identificando-a como uma região onde habitam milhares de pessoas com cor, raça, religião, histórias de vidas, ou seja, identidades culturais marcadas pela diversidade que podem e devem ser consideradas no processo formativo que se pretenda crítico e transformador da realidade. 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