EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM GRUPO DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Entretanto, é possível adotar uma série de cuidados através da promoção e prevenção a saúde. Considerando que iniciativas de educação para a saúde visam promover o desenvolvimento do conhecimento e com isso melhorar a qualidade de vida e saúde das pessoas envolvidas neste processo através de ações desenvolvidas, com vistas a prevenir ou pelo menos retardar os agravamentos decorrentes dessas enfermidades. Acredita-se que a educação em saúde pode ser uma valiosa ferramenta para o enfermeiro e demais profissionais na busca de melhor qualidade de vida para as pessoas com doenças crônicas. Objetivou-se relatar as atividades educativas realizadas por alunos de enfermagem a usuários do programa de Hipertensão Arterial e Diabetes (HIPERDIA) assim como enfatizar a importância de planejar grupos de educação em saúde. A experiência se deu a partir da vivência prática proporcionada pelo estágio supervisionado I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O trabalho foi realizado no período de agosto a dezembro de 2012, em uma Unidade Saúde da Família (USF) de Nova Parnamirim/RN, tendo como público alvos idosos participantes do programa HIPERDIA, acometidos por Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus. Atividades educativas foram realizadas com ações simples de forma dinâmica, abordando temas como: Hipertensão, Diabetes, possíveis complicações de ambas as patologias, a importância do uso correto dos medicamentos, além de prestar informações sobre hábitos saudáveis. As atividades foram desenvolvidas a partir de dificuldades identificadas pelos profissionais da UMS, frente o grupo de idosos. Durante o dialogo os usuários puderam esclarecer suas dúvidas. Ao final, foram verificados os níveis de pressão arterial, glicemia e medidas antropométricas, que foram anotados no prontuário para acompanhamento desses idosos. A equipe multiprofissional da UBS esteve presente durante as ações dando o suporte necessário a ação. 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