AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO POSSIBILIDADE PARA FORMAÇÃO HUMANA OMNILATERAL.
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26206 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 154 "inscrito_id" => 658 "titulo" => "AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO POSSIBILIDADE PARA FORMAÇÃO HUMANA OMNILATERAL." "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar quais são as ações, desenvolvidas pelos professores, que possibilitem ao público que vive excluído da educação um ensino pautado nos princípios éticos, solidários e humanos. A motivação que norteia o interesse em pesquisar a referida temática toma como questão norteadora a seguinte indagação: quais são as ações, desenvolvidas pelos professores, que podem possibilitar ao público que vive incluído/excluído da educação o acesso para todos, com qualidade e fundamentada nos princípios, éticos, solidários e humanos? Frente a esta problematização e, instigada pelas discussões em sala de aula, proporcionadas pela disciplina Sociedade, Trabalho e Educação, durante a trajetória do mestrado acadêmico em educação Profissional, é que surge à necessidade de pesquisar acerca da seguinte temática: “As práticas Pedagógicas como possibilidade para a formação humana ominilateral”. O aporte teórico metodológico será a pesquisa bibliográfica abalizada nas concepções de: Moura (2013) Frigotto (2010) Morin (2009) Antunes (2009), Goergen (2001) e Nogueira (2004). Diante do exposto, entendemos que as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola ainda não atendem aos anseios das camadas populares, por estarem imbuídas dos conceitos de homem e sociedade de uma visão elitista e, portanto, de um pensamento neoliberal, nos preâmbulos da meritocracia, no qual oferta-se um ensino igualitário que escamoteia a extrema desigualdade dos sujeitos oriundos da classe trabalhadora, que não conseguem, nesta escola padrão, assimilar e apreender os conhecimentos, por não encontrarem significados para a vida. O que queremos na verdade é uma escola na qual os profissionais da educação tenham como desafio formar um homem que cumpra os seus deveres e reconheça os seus direitos, tendo consciência de qual o lugar ocupa na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares" "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO OMNILATERAL, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID658_14112016222201.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONIA MARIA DANTAS MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "SÔNIA" "autor_email" => "soniadanta@hotmail.com" "autor_ies" => "UNP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26206 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 154 "inscrito_id" => 658 "titulo" => "AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO POSSIBILIDADE PARA FORMAÇÃO HUMANA OMNILATERAL." "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar quais são as ações, desenvolvidas pelos professores, que possibilitem ao público que vive excluído da educação um ensino pautado nos princípios éticos, solidários e humanos. A motivação que norteia o interesse em pesquisar a referida temática toma como questão norteadora a seguinte indagação: quais são as ações, desenvolvidas pelos professores, que podem possibilitar ao público que vive incluído/excluído da educação o acesso para todos, com qualidade e fundamentada nos princípios, éticos, solidários e humanos? Frente a esta problematização e, instigada pelas discussões em sala de aula, proporcionadas pela disciplina Sociedade, Trabalho e Educação, durante a trajetória do mestrado acadêmico em educação Profissional, é que surge à necessidade de pesquisar acerca da seguinte temática: “As práticas Pedagógicas como possibilidade para a formação humana ominilateral”. O aporte teórico metodológico será a pesquisa bibliográfica abalizada nas concepções de: Moura (2013) Frigotto (2010) Morin (2009) Antunes (2009), Goergen (2001) e Nogueira (2004). Diante do exposto, entendemos que as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola ainda não atendem aos anseios das camadas populares, por estarem imbuídas dos conceitos de homem e sociedade de uma visão elitista e, portanto, de um pensamento neoliberal, nos preâmbulos da meritocracia, no qual oferta-se um ensino igualitário que escamoteia a extrema desigualdade dos sujeitos oriundos da classe trabalhadora, que não conseguem, nesta escola padrão, assimilar e apreender os conhecimentos, por não encontrarem significados para a vida. O que queremos na verdade é uma escola na qual os profissionais da educação tenham como desafio formar um homem que cumpra os seus deveres e reconheça os seus direitos, tendo consciência de qual o lugar ocupa na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares" "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO OMNILATERAL, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID658_14112016222201.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONIA MARIA DANTAS MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "SÔNIA" "autor_email" => "soniadanta@hotmail.com" "autor_ies" => "UNP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }