Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: TEORIA E PRÁTICA

Palavra-chaves: ESTÁGIO, EXPERIÊNCIAS, INTERDISCIPLINARIDADE, LEITURA Comunicação Oral (CO) ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26180
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 151
    "inscrito_id" => 379
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: TEORIA E PRÁTICA"
    "resumo" => "O estágio supervisionado II tem como objetivo propiciar para os graduandos do curso de pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte do campus avançado de Patu-CAP/UERN, um contato direto com a prática docente no ensino fundamental I, através de momentos de observação, avaliação contínua e docência compartilhada. Nesse contexto, foi abordado como proposta de trabalho, a leitura de forma lúdica e interdisciplinar, por meio de estratégias diversificadas, prazerosas e interativas que estimulasse o desejo de prender dos alunos obtendo assim uma maior participação nas atividades sugeridas a eles, com uma turma do 2º ano de uma escola municipal do município de Patu- RN. A vivência com campo do estágio mostra experiências da profissão e a interdisciplinaridade existentes em sala de aula, levando o educador a conhecer não só sobre a sua profissão, como também, o espaço educacional no qual o docente atuará. Para discorrer sobre o assunto, tomamos como base teórica os seguintes referenciais: Freire(2006), Saviani (1997), Pimenta (1997), Brasil (1996), Freitas (2004), Macedo (2005), Romanowski (2008), Brasil (2002), para que fosse possível atingir o objetivo desejado.  Os resultados evidenciam que o mediador do conhecimento deve ter um olhar amplo para ter sucesso em sua profissão, buscando dessa forma, não se ver como um ser individual, dono da razão, pois na pratica foi perceptível a necessidade de uma relação da família-escola-sociedade, para seja possível formar alunos críticos, ativos dentro de uma sociedade que se encontra em constante evolução, onde a cada dia requer mais pessoas ativas e qualificadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, EXPERIÊNCIAS, INTERDISCIPLINARIDADE, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID379_14112016214349.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILLA DAIANNY DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILLA"
    "autor_email" => "priscilladaianny@hotmail."
    "autor_ies" => "CAP UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26180
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 151
    "inscrito_id" => 379
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: TEORIA E PRÁTICA"
    "resumo" => "O estágio supervisionado II tem como objetivo propiciar para os graduandos do curso de pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte do campus avançado de Patu-CAP/UERN, um contato direto com a prática docente no ensino fundamental I, através de momentos de observação, avaliação contínua e docência compartilhada. Nesse contexto, foi abordado como proposta de trabalho, a leitura de forma lúdica e interdisciplinar, por meio de estratégias diversificadas, prazerosas e interativas que estimulasse o desejo de prender dos alunos obtendo assim uma maior participação nas atividades sugeridas a eles, com uma turma do 2º ano de uma escola municipal do município de Patu- RN. A vivência com campo do estágio mostra experiências da profissão e a interdisciplinaridade existentes em sala de aula, levando o educador a conhecer não só sobre a sua profissão, como também, o espaço educacional no qual o docente atuará. Para discorrer sobre o assunto, tomamos como base teórica os seguintes referenciais: Freire(2006), Saviani (1997), Pimenta (1997), Brasil (1996), Freitas (2004), Macedo (2005), Romanowski (2008), Brasil (2002), para que fosse possível atingir o objetivo desejado.  Os resultados evidenciam que o mediador do conhecimento deve ter um olhar amplo para ter sucesso em sua profissão, buscando dessa forma, não se ver como um ser individual, dono da razão, pois na pratica foi perceptível a necessidade de uma relação da família-escola-sociedade, para seja possível formar alunos críticos, ativos dentro de uma sociedade que se encontra em constante evolução, onde a cada dia requer mais pessoas ativas e qualificadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, EXPERIÊNCIAS, INTERDISCIPLINARIDADE, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID379_14112016214349.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILLA DAIANNY DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILLA"
    "autor_email" => "priscilladaianny@hotmail."
    "autor_ies" => "CAP UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

O estágio supervisionado II tem como objetivo propiciar para os graduandos do curso de pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte do campus avançado de Patu-CAP/UERN, um contato direto com a prática docente no ensino fundamental I, através de momentos de observação, avaliação contínua e docência compartilhada. Nesse contexto, foi abordado como proposta de trabalho, a leitura de forma lúdica e interdisciplinar, por meio de estratégias diversificadas, prazerosas e interativas que estimulasse o desejo de prender dos alunos obtendo assim uma maior participação nas atividades sugeridas a eles, com uma turma do 2º ano de uma escola municipal do município de Patu- RN. A vivência com campo do estágio mostra experiências da profissão e a interdisciplinaridade existentes em sala de aula, levando o educador a conhecer não só sobre a sua profissão, como também, o espaço educacional no qual o docente atuará. Para discorrer sobre o assunto, tomamos como base teórica os seguintes referenciais: Freire(2006), Saviani (1997), Pimenta (1997), Brasil (1996), Freitas (2004), Macedo (2005), Romanowski (2008), Brasil (2002), para que fosse possível atingir o objetivo desejado. Os resultados evidenciam que o mediador do conhecimento deve ter um olhar amplo para ter sucesso em sua profissão, buscando dessa forma, não se ver como um ser individual, dono da razão, pois na pratica foi perceptível a necessidade de uma relação da família-escola-sociedade, para seja possível formar alunos críticos, ativos dentro de uma sociedade que se encontra em constante evolução, onde a cada dia requer mais pessoas ativas e qualificadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.