Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O QUE REVELAM LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ACERCA DA TRAJETÓRIA ESCOLAR DOS SEUS PAIS, DA SUA RENDA E DA ESCOLHA PELO MAGISTÉRIO?

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PERFIL DOS LICENCIANDOS, AVALIAÇÃO DAS LICENCIATURAS Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A pesquisa que aqui apresentamos é parte de uma investigação mais ampla que tem por finalidade identificar os motivos que levaram alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) a optarem pela licenciatura, bem como analisar o modo como avaliam sua formação, tendo em vista o ingresso na carreira do magistério. Considerando o volume de dados adquiridos abordaremos, neste texto, apenas uma parte desses resultados que nos permita identificar e analisar o perfil socioeconômico de licenciandos vinculados à UFF. Para que a pesquisa fosse desenvolvida, durante o ano de 2014, elaboramos e aplicamos um questionário junto a 100 alunos dos cursos de Física, Geografia, Pedagogia, História, Letras, Matemática e Química, matriculados na disciplina de Didática, oferecida por esta instituição. O questionário foi formulado em acordo com os objetivos delineados e organizado em três conjuntos de indagações: a) Identificação – Envolve perguntas relativas aos dados pessoais dos participantes, tais como nome, endereço, telefone/e-mail, trajetória escolar, renda familiar, experiências profissionais, entre outras; b) A escolha do curso e a formação para a docência - Enfoca os motivos pelos quais os respondentes optaram pelo curso de licenciatura nos quais estavam matriculados e o modo como avaliam a formação inicial, tendo em vista sua finalidade (formar para a docência). c) Perspectivas profissionais – Propõe perguntas relacionadas às expectativas profissionais dos respondentes, especialmente aquelas ligadas ao magistério, dentre as quais destacamos a intenção ou o desinteresse por este campo profissional, suas preocupações e dúvidas relativas a esta temática. As informações coletadas foram cotejadas entre si e confrontadas ao referencial teórico da área e nos permitiram iniciar a composição de um banco de dados acerca do assunto. Dentre os resultados que emergiram percebemos uma heterogeneidade em relação aos motivos que atraíram esses estudantes, para seus respectivos cursos. Estão presentes tanto alunos que os escolheram com o intuito de exercer a docência, como aqueles que ingressaram sem esta definição. Verificamos, também, uma heterogeneidade no perfil dos licenciandos, havendo maior regularidade no interior de cada modalidade de curso. Com isso, nos deparamos com alunos provenientes das camadas populares, que apresentam pais com pouca escolarização e que tiveram uma série de percalços para ingressar na faculdade, mas também alunos provenientes das camadas médias, com pais de escolarização mais elevada (muitos com curso superior). Ao analisar as informações referentes a cada modalidade de curso, nos deparamos com situações mais regulares, como, por exemplo, o curso de licenciatura em História que possui alunos, na sua maioria, provenientes das camadas médias, enquanto o de Pedagogia apresenta, na maior parte das vezes, alunos oriundos das camadas populares.

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