Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA E ARTE: UMA RELAÇÃO SIGNIFICATIVA

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, LITERATURA, ARTE, REDES SOCIAIS, REDES SOCIAIS Comunicação Oral (CO) Educação e Arte
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21362
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 762
    "inscrito_id" => 8105
    "titulo" => "LITERATURA E ARTE: UMA RELAÇÃO SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "Neste projeto, iremos esboçar um trabalho da disciplina de Língua Portuguesa realizado em uma turma de 9° ano. Trabalho esse que envolvia um estudo interdisciplinar entre Literatura e Artes.  Os alunos deveriam ler “Nariz de Vidro” de Mario Quintana, pois a escola preza pelo ensino de Literatura na disciplina de Língua Portuguesa e não somente o ensino de tradição gramatical. E na disciplina de Artes, os alunos estudavam sobre as Artes Visuais. Nosso objetivo principal foi relacionar as disciplinas tornando-as mais significativas para o alunado e inserindo à suas realidades. Dessa maneira, pedimos para que os alunos lessem o paradidático solicitado, sendo discutido posteriormente, organizamos os mesmos em grupos e sorteamos temas para cada um deles. Em seguida, solicitamos que os mesmos fotografassem algo que representasse a temática que foi sorteada, pois umas das práticas estudadas na disciplina de Artes era sobre o uso da fotografia. Após fotografar, os alunos deveriam postar no Instagram a imagem, selecionar um poema que aquela imagem melhor servisse de ilustração e colocasse uma “hashtag” para que o professor pudesse filtrar as mesmas. Posteriormente, as imagens foram expostas em sala, e os alunos fizeram a relação entre poema, fotografia e o tema. Utilizamos como método de análise literária o Método Científico, defendido por Sara Regina Scotta Cabral. Além de utilizarmos como embasamento teórico de Rildo Cosson que existe um espaço do texto, do contexto e do intertexto. E entendemos a noção de intertextualidade de acordo com Heloisa Luck."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação e Arte"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, LITERATURA, ARTE, REDES SOCIAIS, REDES SOCIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA20_ID8105_09082016215524.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA FERNANDES"
    "autor_email" => "fernandes.camila23@yahoo."
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21362
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 762
    "inscrito_id" => 8105
    "titulo" => "LITERATURA E ARTE: UMA RELAÇÃO SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "Neste projeto, iremos esboçar um trabalho da disciplina de Língua Portuguesa realizado em uma turma de 9° ano. Trabalho esse que envolvia um estudo interdisciplinar entre Literatura e Artes.  Os alunos deveriam ler “Nariz de Vidro” de Mario Quintana, pois a escola preza pelo ensino de Literatura na disciplina de Língua Portuguesa e não somente o ensino de tradição gramatical. E na disciplina de Artes, os alunos estudavam sobre as Artes Visuais. Nosso objetivo principal foi relacionar as disciplinas tornando-as mais significativas para o alunado e inserindo à suas realidades. Dessa maneira, pedimos para que os alunos lessem o paradidático solicitado, sendo discutido posteriormente, organizamos os mesmos em grupos e sorteamos temas para cada um deles. Em seguida, solicitamos que os mesmos fotografassem algo que representasse a temática que foi sorteada, pois umas das práticas estudadas na disciplina de Artes era sobre o uso da fotografia. Após fotografar, os alunos deveriam postar no Instagram a imagem, selecionar um poema que aquela imagem melhor servisse de ilustração e colocasse uma “hashtag” para que o professor pudesse filtrar as mesmas. Posteriormente, as imagens foram expostas em sala, e os alunos fizeram a relação entre poema, fotografia e o tema. Utilizamos como método de análise literária o Método Científico, defendido por Sara Regina Scotta Cabral. Além de utilizarmos como embasamento teórico de Rildo Cosson que existe um espaço do texto, do contexto e do intertexto. E entendemos a noção de intertextualidade de acordo com Heloisa Luck."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação e Arte"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, LITERATURA, ARTE, REDES SOCIAIS, REDES SOCIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA20_ID8105_09082016215524.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA FERNANDES"
    "autor_email" => "fernandes.camila23@yahoo."
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Neste projeto, iremos esboçar um trabalho da disciplina de Língua Portuguesa realizado em uma turma de 9° ano. Trabalho esse que envolvia um estudo interdisciplinar entre Literatura e Artes. Os alunos deveriam ler “Nariz de Vidro” de Mario Quintana, pois a escola preza pelo ensino de Literatura na disciplina de Língua Portuguesa e não somente o ensino de tradição gramatical. E na disciplina de Artes, os alunos estudavam sobre as Artes Visuais. Nosso objetivo principal foi relacionar as disciplinas tornando-as mais significativas para o alunado e inserindo à suas realidades. Dessa maneira, pedimos para que os alunos lessem o paradidático solicitado, sendo discutido posteriormente, organizamos os mesmos em grupos e sorteamos temas para cada um deles. Em seguida, solicitamos que os mesmos fotografassem algo que representasse a temática que foi sorteada, pois umas das práticas estudadas na disciplina de Artes era sobre o uso da fotografia. Após fotografar, os alunos deveriam postar no Instagram a imagem, selecionar um poema que aquela imagem melhor servisse de ilustração e colocasse uma “hashtag” para que o professor pudesse filtrar as mesmas. Posteriormente, as imagens foram expostas em sala, e os alunos fizeram a relação entre poema, fotografia e o tema. Utilizamos como método de análise literária o Método Científico, defendido por Sara Regina Scotta Cabral. Além de utilizarmos como embasamento teórico de Rildo Cosson que existe um espaço do texto, do contexto e do intertexto. E entendemos a noção de intertextualidade de acordo com Heloisa Luck.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.