DIFIFICUDADES NO USO DE INFORMÁTICA POR PROFESSORES
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20687 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3041 "inscrito_id" => 7027 "titulo" => "DIFIFICUDADES NO USO DE INFORMÁTICA POR PROFESSORES" "resumo" => "O uso dos equipamentos de informática ainda se exibe como um desafio para boa parte dos professores no progresso de seu trabalho na docência. Indagações e reflexões a respeito de quais são os verdadeiros discernimentos educativos viáveis para processo de ensino e aprendizagem estão vigentes nas pesquisas voltadas para a educação. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar as dificuldades no uso dos equipamentos de informática pelos professores da Unidade Escolar Deusdeth Vitório Dias no município de Várzea Branca – Piauí, nas séries finais do ensino fundamental – turno matutino. A pesquisa foi desenvolvida com 05 professores da referida unidade escolar. Os métodos constituíram-se de levantamento bibliográfica e de pesquisa de campo com aplicação de um questionário. Os resultados obtidos revelam que as dificuldades mais constantes são: quantidade de ferramentas de informática insuficiente para o trabalho naquele ambiente; falta de domínio por parte dos docentes em relação a essas tecnologias, justificada pelos mesmos como sendo em razão da falta de qualificação e tempo; despreparo dos gestores da referida unidade escolar para incentivar, acompanhar e elaborar estratégias a fim de sanar essas dificuldades, bem como prever tal uso no Projeto Político-Pedagógico. Apontam também que a escola precisa dar condições a seus profissionais almejando aceitação de que os métodos tradicionais de ensino ainda utilizados por eles estão defasados, e uma das possíveis soluções seria a oferta de cursos de formação continuada. Somente mediante esta transição, os entraves aqui mostrados e muitos outros que possam surgir serão vencidos permitindo a utilização dos equipamentos de informática como tecnologias de auxílio à educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA;, PROFESSORES;, DIFICULDADES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID7027_17082016223735.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CESAR DIAS SOARES" "autor_nome_curto" => "CESAR DIAS " "autor_email" => "cesardsoares@hotmail.com" "autor_ies" => "UESPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20687 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3041 "inscrito_id" => 7027 "titulo" => "DIFIFICUDADES NO USO DE INFORMÁTICA POR PROFESSORES" "resumo" => "O uso dos equipamentos de informática ainda se exibe como um desafio para boa parte dos professores no progresso de seu trabalho na docência. Indagações e reflexões a respeito de quais são os verdadeiros discernimentos educativos viáveis para processo de ensino e aprendizagem estão vigentes nas pesquisas voltadas para a educação. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar as dificuldades no uso dos equipamentos de informática pelos professores da Unidade Escolar Deusdeth Vitório Dias no município de Várzea Branca – Piauí, nas séries finais do ensino fundamental – turno matutino. A pesquisa foi desenvolvida com 05 professores da referida unidade escolar. Os métodos constituíram-se de levantamento bibliográfica e de pesquisa de campo com aplicação de um questionário. Os resultados obtidos revelam que as dificuldades mais constantes são: quantidade de ferramentas de informática insuficiente para o trabalho naquele ambiente; falta de domínio por parte dos docentes em relação a essas tecnologias, justificada pelos mesmos como sendo em razão da falta de qualificação e tempo; despreparo dos gestores da referida unidade escolar para incentivar, acompanhar e elaborar estratégias a fim de sanar essas dificuldades, bem como prever tal uso no Projeto Político-Pedagógico. Apontam também que a escola precisa dar condições a seus profissionais almejando aceitação de que os métodos tradicionais de ensino ainda utilizados por eles estão defasados, e uma das possíveis soluções seria a oferta de cursos de formação continuada. Somente mediante esta transição, os entraves aqui mostrados e muitos outros que possam surgir serão vencidos permitindo a utilização dos equipamentos de informática como tecnologias de auxílio à educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA;, PROFESSORES;, DIFICULDADES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID7027_17082016223735.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CESAR DIAS SOARES" "autor_nome_curto" => "CESAR DIAS " "autor_email" => "cesardsoares@hotmail.com" "autor_ies" => "UESPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }