Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFIFICUDADES NO USO DE INFORMÁTICA POR PROFESSORES

Palavra-chaves: EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA;, PROFESSORES;, DIFICULDADES. Pôster (PO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20687
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3041
    "inscrito_id" => 7027
    "titulo" => "DIFIFICUDADES NO USO DE INFORMÁTICA POR PROFESSORES"
    "resumo" => "O uso dos equipamentos de informática ainda se exibe como um desafio para boa parte dos professores no progresso de seu trabalho na docência. Indagações e reflexões a respeito de quais são os verdadeiros discernimentos educativos viáveis para processo de ensino e aprendizagem estão vigentes nas pesquisas voltadas para a educação. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar as dificuldades no uso dos equipamentos de informática pelos professores da Unidade Escolar Deusdeth Vitório Dias no município de Várzea Branca – Piauí, nas séries finais do ensino fundamental – turno matutino. A pesquisa foi desenvolvida com 05 professores da referida unidade escolar. Os métodos constituíram-se de levantamento bibliográfica e de pesquisa de campo com aplicação de um questionário. Os resultados obtidos revelam que as dificuldades mais constantes são: quantidade de ferramentas de informática insuficiente para o trabalho naquele ambiente; falta de domínio por parte dos docentes em relação a essas tecnologias, justificada pelos mesmos como sendo em razão da falta de qualificação e tempo; despreparo dos gestores da referida unidade escolar para incentivar, acompanhar e elaborar estratégias a fim de sanar essas dificuldades, bem como prever tal uso no Projeto Político-Pedagógico. Apontam também que a escola precisa dar condições a seus profissionais almejando aceitação de que os métodos tradicionais de ensino ainda utilizados por eles estão defasados, e uma das possíveis soluções seria a oferta de cursos de formação continuada. Somente mediante esta transição, os entraves aqui mostrados e muitos outros que possam surgir serão vencidos permitindo a utilização dos equipamentos de informática como tecnologias de auxílio à educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA;, PROFESSORES;, DIFICULDADES."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID7027_17082016223735.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CESAR DIAS SOARES"
    "autor_nome_curto" => "CESAR DIAS "
    "autor_email" => "cesardsoares@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UESPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20687
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3041
    "inscrito_id" => 7027
    "titulo" => "DIFIFICUDADES NO USO DE INFORMÁTICA POR PROFESSORES"
    "resumo" => "O uso dos equipamentos de informática ainda se exibe como um desafio para boa parte dos professores no progresso de seu trabalho na docência. Indagações e reflexões a respeito de quais são os verdadeiros discernimentos educativos viáveis para processo de ensino e aprendizagem estão vigentes nas pesquisas voltadas para a educação. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar as dificuldades no uso dos equipamentos de informática pelos professores da Unidade Escolar Deusdeth Vitório Dias no município de Várzea Branca – Piauí, nas séries finais do ensino fundamental – turno matutino. A pesquisa foi desenvolvida com 05 professores da referida unidade escolar. Os métodos constituíram-se de levantamento bibliográfica e de pesquisa de campo com aplicação de um questionário. Os resultados obtidos revelam que as dificuldades mais constantes são: quantidade de ferramentas de informática insuficiente para o trabalho naquele ambiente; falta de domínio por parte dos docentes em relação a essas tecnologias, justificada pelos mesmos como sendo em razão da falta de qualificação e tempo; despreparo dos gestores da referida unidade escolar para incentivar, acompanhar e elaborar estratégias a fim de sanar essas dificuldades, bem como prever tal uso no Projeto Político-Pedagógico. Apontam também que a escola precisa dar condições a seus profissionais almejando aceitação de que os métodos tradicionais de ensino ainda utilizados por eles estão defasados, e uma das possíveis soluções seria a oferta de cursos de formação continuada. Somente mediante esta transição, os entraves aqui mostrados e muitos outros que possam surgir serão vencidos permitindo a utilização dos equipamentos de informática como tecnologias de auxílio à educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA;, PROFESSORES;, DIFICULDADES."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID7027_17082016223735.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CESAR DIAS SOARES"
    "autor_nome_curto" => "CESAR DIAS "
    "autor_email" => "cesardsoares@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UESPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O uso dos equipamentos de informática ainda se exibe como um desafio para boa parte dos professores no progresso de seu trabalho na docência. Indagações e reflexões a respeito de quais são os verdadeiros discernimentos educativos viáveis para processo de ensino e aprendizagem estão vigentes nas pesquisas voltadas para a educação. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar as dificuldades no uso dos equipamentos de informática pelos professores da Unidade Escolar Deusdeth Vitório Dias no município de Várzea Branca – Piauí, nas séries finais do ensino fundamental – turno matutino. A pesquisa foi desenvolvida com 05 professores da referida unidade escolar. Os métodos constituíram-se de levantamento bibliográfica e de pesquisa de campo com aplicação de um questionário. Os resultados obtidos revelam que as dificuldades mais constantes são: quantidade de ferramentas de informática insuficiente para o trabalho naquele ambiente; falta de domínio por parte dos docentes em relação a essas tecnologias, justificada pelos mesmos como sendo em razão da falta de qualificação e tempo; despreparo dos gestores da referida unidade escolar para incentivar, acompanhar e elaborar estratégias a fim de sanar essas dificuldades, bem como prever tal uso no Projeto Político-Pedagógico. Apontam também que a escola precisa dar condições a seus profissionais almejando aceitação de que os métodos tradicionais de ensino ainda utilizados por eles estão defasados, e uma das possíveis soluções seria a oferta de cursos de formação continuada. Somente mediante esta transição, os entraves aqui mostrados e muitos outros que possam surgir serão vencidos permitindo a utilização dos equipamentos de informática como tecnologias de auxílio à educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.