Artigo Anais XII CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

Visualizações: 156
PERSPECTIVAS FEMINISTAS APLICADAS ÀS SEXUALIDADES DISSIDENTES: ESTÁ A MULHER PARA A HOMOSSEXUALIDADE COMO O HOMEM PARA A HETEROSSEXUALIDADE?

Palavra-chaves: FEMINISMO, GÊNERO, HOMOSSEXUALIDADE, HETERONORMATIVIDADE, HETERONORMATIVIDADE Comunicação Oral (CO) Gênero, Sexualidades e Produção do conhecimento.

Resumo

Estre trabalho tem por objetivo, partindo de perspectivas teóricas feministas, traçar um paralelo entre a questão da desigualdade de gênero e a hierarquização das sexualidades. Partiu-se, portanto, de uma perspectiva de estudos relacionada a “gênero” para uma voltada às sexualidades e sua normatização. De modo a embasar a hipótese ventilada no título do trabalho, buscou-se, por meio da análise de quatro chamadas jornalísticas extraídas de sites e portais de considerável visibilidade na internet, demonstrar como a identidade homossexual — e dos demais dissidentes da heterossexualidade — é vista como “a outra”, constituindo-se como marcador em contextos que não dizem respeito, a priori, à orientação sexual ou à identidade de gênero, subsidiando a manutenção da heteronormatividade social e da desigualdade de gênero.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.