SILVA, Fernanda Loena Aguiar Da et al.. Físicando: uma proposta para o ensino de física.. Anais I CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/18030>. Acesso em: 22/11/2024 14:33
O Físicando é um projeto que surgiu a partir da necessidade de inserir na sala de aula e também fora dela uma nova maneira de ensinar física. Através do PIBID( programa de iniciação a docência), foi possível observar de perto a dificuldade de compreensão por parte dos alunos e importância de ressaltar a interação do aluno com o professor. Ainda se nota, entre a maioria dos estudantes, resistência quanto a compreensão dos fenômenos físicos, que comumente são confundidos com os objetivos da Matemática, o que leva ao afastamento gradativo da real finalidade de estudar os trabalhos desenvolvidos por grandes personalidades da ciência como Isaac Newton, Nicolau Copérnico, Joahnnes Kleper, Galileu Galilei e tanto outros que contribuíram e contribuem para a compreensão de vários fenômenos naturais e criação de muitas das tecnologias que dispomos na atualidade. A partir dessas carências, elaborou-se esse projeto que busca interacionar e aproximar essa relação, além de tornar o aprendizado algo mais prazeroso e interessante, sem esquecer-se da verdadeira essência da física que estudar os fenômenos da natureza. O projeto tem como característica uma aula dinâmica e diferenciada, que aposta na utilização de experimentos de fabrica disponíveis no laboratório de física do IFPA-Campus Bragança e também na construção de experimentos com materiais fácil acesso, para explicar os fenômenos físicos e suas consequências. Portanto, o projeto é diferenciado, de caráter construtivo e interativo e o que é mais importante está ao alcance de qualquer professor para a construção do experimento.