FÍSICANDO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA.
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18030 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 633 "inscrito_id" => 2444 "titulo" => "FÍSICANDO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA." "resumo" => "O Físicando é um projeto que surgiu a partir da necessidade de inserir na sala de aula e também fora dela uma nova maneira de ensinar física. Através do PIBID( programa de iniciação a docência), foi possível observar de perto a dificuldade de compreensão por parte dos alunos e importância de ressaltar a interação do aluno com o professor. Ainda se nota, entre a maioria dos estudantes, resistência quanto a compreensão dos fenômenos físicos, que comumente são confundidos com os objetivos da Matemática, o que leva ao afastamento gradativo da real finalidade de estudar os trabalhos desenvolvidos por grandes personalidades da ciência como Isaac Newton, Nicolau Copérnico, Joahnnes Kleper, Galileu Galilei e tanto outros que contribuíram e contribuem para a compreensão de vários fenômenos naturais e criação de muitas das tecnologias que dispomos na atualidade. A partir dessas carências, elaborou-se esse projeto que busca interacionar e aproximar essa relação, além de tornar o aprendizado algo mais prazeroso e interessante, sem esquecer-se da verdadeira essência da física que estudar os fenômenos da natureza. O projeto tem como característica uma aula dinâmica e diferenciada, que aposta na utilização de experimentos de fabrica disponíveis no laboratório de física do IFPA-Campus Bragança e também na construção de experimentos com materiais fácil acesso, para explicar os fenômenos físicos e suas consequências. Portanto, o projeto é diferenciado, de caráter construtivo e interativo e o que é mais importante está ao alcance de qualquer professor para a construção do experimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Física" "palavra_chave" => "ENSINO, FÍSICANDO, EXPERIMENTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA90_ID2444_17052016232937.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA LOENA AGUIAR DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA LOENA" "autor_email" => "nandals1@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18030 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 633 "inscrito_id" => 2444 "titulo" => "FÍSICANDO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA." "resumo" => "O Físicando é um projeto que surgiu a partir da necessidade de inserir na sala de aula e também fora dela uma nova maneira de ensinar física. Através do PIBID( programa de iniciação a docência), foi possível observar de perto a dificuldade de compreensão por parte dos alunos e importância de ressaltar a interação do aluno com o professor. Ainda se nota, entre a maioria dos estudantes, resistência quanto a compreensão dos fenômenos físicos, que comumente são confundidos com os objetivos da Matemática, o que leva ao afastamento gradativo da real finalidade de estudar os trabalhos desenvolvidos por grandes personalidades da ciência como Isaac Newton, Nicolau Copérnico, Joahnnes Kleper, Galileu Galilei e tanto outros que contribuíram e contribuem para a compreensão de vários fenômenos naturais e criação de muitas das tecnologias que dispomos na atualidade. A partir dessas carências, elaborou-se esse projeto que busca interacionar e aproximar essa relação, além de tornar o aprendizado algo mais prazeroso e interessante, sem esquecer-se da verdadeira essência da física que estudar os fenômenos da natureza. O projeto tem como característica uma aula dinâmica e diferenciada, que aposta na utilização de experimentos de fabrica disponíveis no laboratório de física do IFPA-Campus Bragança e também na construção de experimentos com materiais fácil acesso, para explicar os fenômenos físicos e suas consequências. Portanto, o projeto é diferenciado, de caráter construtivo e interativo e o que é mais importante está ao alcance de qualquer professor para a construção do experimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Física" "palavra_chave" => "ENSINO, FÍSICANDO, EXPERIMENTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA90_ID2444_17052016232937.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA LOENA AGUIAR DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA LOENA" "autor_email" => "nandals1@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }