A disponibilidade de água potável ou de água suscetível a potabilização nos corpos hídricos está diminuindo em grande parte do território brasileiro, principalmente no semiárido, uma vez que ele se encontra em uma das piores secas dos últimos 50 anos sem previsões positivas para os anos seguintes. Em um local onde a água se encontra extremamente escassa, a água potável deve ser muito bem manejada entre a população. o trabalho tem por objetivo desenvolver uma pesquisa na área de reúso de água de bebedouros, condicionadores de ar e destiladores em uma instituição pública de ensino para diminuir o uso de água tratada para atividades de jardinagem e limpeza da instituição, bem como sensibilizar os alunos e servidores quanto a problemática do desperdício de água e a importância de se reutilizar a mesma.
A pesquisa teve abordagem quantitativa, pois foram analisados os resultados obtidos em forma de números e parâmetros para se ter uma conclusão sobre o tema. Com relação aos procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa experimental em que variáveis que influenciam no objeto foram selecionadas e estudadas (KAUARK; MANHÃES; MEDEIROS, 2010).
O projeto foi realizado em uma instituição pública de ensino superior, onde conta em torno de 300 condicionadores de ar, 2 destiladores e 6 bebedouros, todos com um alto potencial de reúso. A água foi coletada de 1 bebedouro, 4 condicionadores de ar e de 1 destilador do Laboratório de Química.
Os resultados das análises realizadas na água residuária foram: pH, sólidos suspensos, turbidez, condutividade, nitrito, DBO1, DBO5, fósforo total e nitrogênio total.