Este Trabalho tem como objetivo apresentar uma nova perspectiva para o ensino de química no contexto de aulas práticas aos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Apoiando-se em materiais de baixo custo e fácil execução, os quais, em sua maioria, podem ser encontrados em sucatas e materiais domésticos. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos do 1º e 2° ano da educação jovens e adultos da escola estadual José Miguel Leão na cidade de Campina Grande-PB, sendo visto nas turmas do 1º ano (densidade de sólidos e densidade de líquidos) e nas turmas do 2º ano (construção de uma bateria), apoiando-se de assuntos vistos em sala de aula e mostrando sua pratica experimental. Os experimentos foram realizados em sala de aula, mostrando aos alunos e professores como fazer os materiais para realização dos experimentos, onde adquirir e adaptar reagentes e soluções e a realização dos experimentos. Após a realização dos experimentos foram aplicados aos alunos e aos professores um questionário para verificar quais suas opiniões com relação à adaptação de aulas práticas com sucatas e matérias domésticos na disciplina química. Os resultados obtidos mostram que os alunos tiveram ótimo rendimento no que diz respeito ao aprendizado e a facilidade de assimilação dos assuntos vistos em sala de aula, comprovando que aulas experimentais são de suma importância no processo de aprendizagem de química e que os matérias e reagentes são de fácil aquisição.