UM ESTUDO SOBRE O USO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NOS PRODUTOS EDUCACIONAIS DE MESTRADOS PROFISISONAIS
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Ensinar e aprender são dinâmicas de um processo que se inter-relacionam, não é possível ensino sem que haja aprendizagem. Toda prática pedagógica é atravessada por concepções de conhecimento, as quais se traduzem em modos de fazer próprios da ação docente. Nesse exercício encontram-se as sequências didáticas (SD) (Gonçalves e Ferraz, 2016; Zabala, 1998) enquanto procedimentos teórico-metodológicos, largamente utilizadas, principalmente em forma de “Produtos Educacionais” nos mestrados profissionais, como o PROFHISTÓRIA. Este artigo se propõe a reflexões sobre a importância e o papel das sequências didáticas, por meio de análise documental de dissertações que utilizaram esse procedimento teórico metodológico na elaboração de seus produtos. Os resultados apontaram para possibilidades de dinamização das aulas com maior aproveitamento dos alunos, por serem as sequências didáticas um potencial teórico-metodológico que, ao interconectar as atividades de forma sequencial e contextualizada, provocam o desenvolvimento de um ensino comprometido com a aprendizagem significativa. Outrossim, a análise apontou a flexibilidade e versatilidade de uso das SD, podendo, um mesmo tema ser adaptado a séries e faixas etárias distintas, ajustando-se as atividades às necessidades dos alunos." 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