Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIA DAS CRIANÇAS E DAS ESCOLAS NO BRASIL NO ALVORECER DA REPÚBLICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Tendo por escopo proceder a uma problematização do tema investigado, o ponto de partida do estudo tem como marco temporal os momentos marcados pelo advento no Brasil do período republicano, em que as mudanças políticas e sociais, instituíram um terreno fértil para a propagação da defesa de que, para materializar uma sociedade promissora, a educação e a proteção à infância eram essenciais. Assim, busca-se o retorno a este período no sentido de investigar e entretecer as raízes que sustentam tal discurso referente à construção de uma nova sociedade, isto é, de um Brasil “moderno” e “civilizado”, tendo a criança como o futuro da Nação. O presente estudo histórico pretende contribuir para o conhecimento da relação entre o Iluminismo e os projetos educacionais brasileiros na Primeira República, a partir da historiografia da educação no Brasil republicano, centrado no período concernente ao final do século XIX e início do século XX, sendo, pois, o objetivo precípuo desse estudo. Importa considerar que o procedimento metodológico adotado será a revisão bibliográfica como suporte teórico atinente ao tema, a partir de livros, artigos e teses, além de fontes de pesquisa em um corpus documental relacionado à temática, por meio de autores da literatura especializada como Schueler, Saviani, del Priore, Gondra, entre outros. Importa destacar que a pesquisa tenciona perscrutar e esboçar as relações imanentes à educação civilizatória e a infância enquanto categorias de análise, destacando-se a história da infância e da criança no Brasil na passagem do Império para a República. Espera-se chegar a resultados que levem a perceber de que forma reformadores no período da Primeira República encontravam-se conectados às experiências e às discussões teóricas que se processavam no continente europeu, sobretudo na França, à luz do pensamento iluminista sobre a educação.

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