Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL NA ADAPTAÇÃO DE PROVAS PARA ALUNO SURDO NO MUNICÍPIO DE UMIRIM/CE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

língua (L2), requer, além da fluência, formação específica para seu magistério. Assim, para efetivação da Educação Especial pela perspectiva da Educação Inclusiva, se exige destes profissionais formações continuadas nas áreas da Educação Especial e das Tecnologias na Educação. À vista disso, este trabalho, descritivo, qualitativo, se constitui enquanto relato de experiência e descreve vivências das adaptações de provas para um aluno Surdo, mediante o uso da Gramática do Design Visual (GDV). As adaptações foram realizadas nos meses de junho, setembro e novembro de 2024, março e junho de 2025, aplicadas nos meses de junho, outubro e dezembro de 2024, abril e junho de 2025. As aplicações foram realizadas na Escola de Ensino Fundamental Hamilton da Rocha e Silva (HRS), instituição vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Umirim–CE. As experiências descritas pelo Professor Intérprete de Libras versam sobre as adaptações das provas das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História, do primeiro, segundo, terceiro e quarto bimestre, mediante a ferramenta Canva. Utilizou-se a análise de conteúdo do tipo análise temática e elegeu-se, como núcleos temáticos: i) Provas Sem Adaptações; ii) Gramática do Design Visual; iii) Provas Adaptadas. As adaptações aplicadas, conforme modificações de pequeno porte, apontam para a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs na Educação Especial pela perspectiva da Educação Inclusiva, em especial, no contexto em recorte. Os resultados obtidos não podem ser generalizados em relação às limitações deste estudo.

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