Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁTICA REFLEXIVA E A TRANSFORMAÇÃO DA AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DE FREIRE, SCHÖN E PERRENOUD

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo discute a importância da prática reflexiva no processo de transformação da ação docente, analisando seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem e os desafios enfrentados por professores em sua implementação. Previmos como objetivo geral do estudo: refletir sobre a importância da prática reflexiva para a transformação da ação docente, de modo a identificar como essa transformação impacta o processo de ensino-aprendizagem. E para alcançá-lo, estipulamos os seguintes objetivos específicos: discutir o conceito de prática reflexiva, à luz de Freire, Schön e Perrenoud; identificar os efeitos da prática reflexiva docente no processo de ensino-aprendizagem e investigar como a reflexão crítica pode contribuir para a melhoria do ensino. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza bibliográfica, tem como embasamento téórico as contribuições de Freire (1996), Schön (1997, 2000) e Perrenoud (2002) e os levantamentos oriundos das bases de dados, como SciELO e Revista LES. Os resultados apontam que a prática reflexiva crítica é relevante para professores, pois passam a ser mais conscientes das suas ações pedagógicas, à medida que questionam suas metodologias e os caminhos que dialoguem com a realidade da sala de aula, tornando-o também mais autônomo em suas decisões. Outro aspecto desvelado é que a prática reflexiva impacta o processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, os alunos, por ressignificar o processo educativo em sala de aula e na escola, uma vez que promove formação mais crítica, inclusiva e transformadora. No entanto, enfrenta desafios institucionais e culturais, como resistência à mudança, falta de apoio e fragmentação da formação, dificultando a efetiva implementação de práticas reflexivas.

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