A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PERSONALIZAÇÃO DO APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135600 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9233 "inscrito_id" => 20029 "titulo" => "A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PERSONALIZAÇÃO DO APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este estudo surge a partir da observação do uso de inteligência artificial (IA) e seu avanço em diferentes contextos, especialmente no cenário educacional. Dessa forma, o trabalho objetivou, de modo geral, analisar a aplicação da IA para personalizar o aprendizado na educação básica, suas vantagens e limitações. Para atingir esse objetivo, foi necessário, especificamente, avaliar o desenvolvimento histórico da personalização do aprendizado através de IA; investigar ferramentas de IA que podem ajudar na personalização do ensino para alunos; além de, avaliar as limitações e desafios da personalização do aprendizado com IA. Diante dos objetivos, articulou-se como metodologia a revisão bibliográfica sobre a área de inteligência artificial e educação, somado a criação e disponibilização de listas de IAs que podem ser aplicadas à personalização do aprendizado. Os resultados obtidos mostram que a inteligência artificial é uma área da ciência da computação que está transformando a gestão e o aprendizado dos alunos, pois pode ser utilizada de forma que o conteúdo ensinado durante as aulas seja direcionado e rearticulado para melhorar a construção de conhecimento, ao tornar o ensino mais dinâmico, adaptativo e eficaz. Todavia, foi percebido que seu uso também apresenta alguns desafios e limitações, como questões sociais, pedagógicas e infraestrutura tecnológica que devem ser consideradas pelos educadores e gestores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20029_TB9233_04082025141430.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCUS VINICIUS SILVA QUEIROS" "autor_nome_curto" => "MARCUS" "autor_email" => "marcusvqueiros@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135600 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9233 "inscrito_id" => 20029 "titulo" => "A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PERSONALIZAÇÃO DO APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este estudo surge a partir da observação do uso de inteligência artificial (IA) e seu avanço em diferentes contextos, especialmente no cenário educacional. Dessa forma, o trabalho objetivou, de modo geral, analisar a aplicação da IA para personalizar o aprendizado na educação básica, suas vantagens e limitações. Para atingir esse objetivo, foi necessário, especificamente, avaliar o desenvolvimento histórico da personalização do aprendizado através de IA; investigar ferramentas de IA que podem ajudar na personalização do ensino para alunos; além de, avaliar as limitações e desafios da personalização do aprendizado com IA. Diante dos objetivos, articulou-se como metodologia a revisão bibliográfica sobre a área de inteligência artificial e educação, somado a criação e disponibilização de listas de IAs que podem ser aplicadas à personalização do aprendizado. Os resultados obtidos mostram que a inteligência artificial é uma área da ciência da computação que está transformando a gestão e o aprendizado dos alunos, pois pode ser utilizada de forma que o conteúdo ensinado durante as aulas seja direcionado e rearticulado para melhorar a construção de conhecimento, ao tornar o ensino mais dinâmico, adaptativo e eficaz. Todavia, foi percebido que seu uso também apresenta alguns desafios e limitações, como questões sociais, pedagógicas e infraestrutura tecnológica que devem ser consideradas pelos educadores e gestores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20029_TB9233_04082025141430.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCUS VINICIUS SILVA QUEIROS" "autor_nome_curto" => "MARCUS" "autor_email" => "marcusvqueiros@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }