Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO DE UM ESTUDANTE COM AUTISMO: UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135540
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9155
    "inscrito_id" => 20023
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO DE UM ESTUDANTE COM AUTISMO: UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma prática pedagógica exitosa de alfabetização de um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma escola pública do Distrito Federal. A experiência foi baseada na observação das necessidades específicas do aluno e na adaptação do planejamento pedagógico às suas habilidades comunicativas, motoras e cognitivas. Segundo Vogindroukas et al. (2022), crianças com TEA enfrentam desafios na aquisição da linguagem, na organização do pensamento e na construção de narrativas, o que impacta diretamente no processo de leitura e escrita. A alfabetização inclusiva requer mais do que ajustes técnicos — ela demanda sensibilidade, escuta e compromisso ético com as singularidades de cada estudante (Skliar, 2003). Conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), é dever da escola garantir o acesso, a permanência e o aprendizado de todos, por meio de adequações não apenas físicas, mas principalmente metodológicas e formativas. Na prática aqui relatada, o processo foi iniciado com o estímulo a competências pré-linguísticas, como uso do olhar, atenção compartilhada, imitação e apontar. Em seguida, foram aplicadas atividades estruturadas e com apoio visual, respeitando o ritmo e o perfil do aluno. Como resultado, observou-se progresso significativo na leitura, na escrita, na comunicação funcional e na autonomia do estudante. O relato reforça a importância da escuta sensível do professor, do planejamento intencional e do uso de estratégias pedagógicas baseadas em evidências. Destaca-se, ainda, a necessidade de ampliar a formação docente voltada à educação inclusiva e de promover práticas que assegurem o direito à aprendizagem e à participação efetiva de crianças com TEA no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20023_TB9155_30072025171419.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEICE MENDES MATTAR MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "GEICE"
    "autor_email" => "geicemendesj@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135540
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9155
    "inscrito_id" => 20023
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO DE UM ESTUDANTE COM AUTISMO: UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma prática pedagógica exitosa de alfabetização de um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma escola pública do Distrito Federal. A experiência foi baseada na observação das necessidades específicas do aluno e na adaptação do planejamento pedagógico às suas habilidades comunicativas, motoras e cognitivas. Segundo Vogindroukas et al. (2022), crianças com TEA enfrentam desafios na aquisição da linguagem, na organização do pensamento e na construção de narrativas, o que impacta diretamente no processo de leitura e escrita. A alfabetização inclusiva requer mais do que ajustes técnicos — ela demanda sensibilidade, escuta e compromisso ético com as singularidades de cada estudante (Skliar, 2003). Conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), é dever da escola garantir o acesso, a permanência e o aprendizado de todos, por meio de adequações não apenas físicas, mas principalmente metodológicas e formativas. Na prática aqui relatada, o processo foi iniciado com o estímulo a competências pré-linguísticas, como uso do olhar, atenção compartilhada, imitação e apontar. Em seguida, foram aplicadas atividades estruturadas e com apoio visual, respeitando o ritmo e o perfil do aluno. Como resultado, observou-se progresso significativo na leitura, na escrita, na comunicação funcional e na autonomia do estudante. O relato reforça a importância da escuta sensível do professor, do planejamento intencional e do uso de estratégias pedagógicas baseadas em evidências. Destaca-se, ainda, a necessidade de ampliar a formação docente voltada à educação inclusiva e de promover práticas que assegurem o direito à aprendizagem e à participação efetiva de crianças com TEA no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20023_TB9155_30072025171419.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEICE MENDES MATTAR MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "GEICE"
    "autor_email" => "geicemendesj@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta uma prática pedagógica exitosa de alfabetização de um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma escola pública do Distrito Federal. A experiência foi baseada na observação das necessidades específicas do aluno e na adaptação do planejamento pedagógico às suas habilidades comunicativas, motoras e cognitivas. Segundo Vogindroukas et al. (2022), crianças com TEA enfrentam desafios na aquisição da linguagem, na organização do pensamento e na construção de narrativas, o que impacta diretamente no processo de leitura e escrita. A alfabetização inclusiva requer mais do que ajustes técnicos — ela demanda sensibilidade, escuta e compromisso ético com as singularidades de cada estudante (Skliar, 2003). Conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), é dever da escola garantir o acesso, a permanência e o aprendizado de todos, por meio de adequações não apenas físicas, mas principalmente metodológicas e formativas. Na prática aqui relatada, o processo foi iniciado com o estímulo a competências pré-linguísticas, como uso do olhar, atenção compartilhada, imitação e apontar. Em seguida, foram aplicadas atividades estruturadas e com apoio visual, respeitando o ritmo e o perfil do aluno. Como resultado, observou-se progresso significativo na leitura, na escrita, na comunicação funcional e na autonomia do estudante. O relato reforça a importância da escuta sensível do professor, do planejamento intencional e do uso de estratégias pedagógicas baseadas em evidências. Destaca-se, ainda, a necessidade de ampliar a formação docente voltada à educação inclusiva e de promover práticas que assegurem o direito à aprendizagem e à participação efetiva de crianças com TEA no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.