Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE LEITORES: LEITURA E ESCRITA EM ESPAÇOS ESCOLARES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A formação de leitores no contexto escolar requer práticas intencionais que vão além do domínio técnico da leitura e escrita. Envolve o desenvolvimento de estratégias que promovam o engajamento dos estudantes dos estudantes com os textos de forma significativa, crítica e criativa. Esta pesquisa, de natureza qualitativa e com abordagem bibliográfica, tem como objetivo refletir sobre as contribuições teóricas que sustentam as práticas pedagógicas voltadas à formação de leitores nos espaços escolares. Fundamenta-se em autores como Freire(1996), Solé (1998), Kleiman (2008), Cosson (2009) e Antunes (2003), que discutem a leitura como prática social e a escrita como construção de sentido. O estudo evidencia que a leitura e escrita devem estar inseridas em um contexto de vivência, escuta e mediação, respeitando o percurso leitor de cada sujeito. A escola, como espaço de formação integra, precisa garantir o acesso à literatura, ao texto multimodal, aos diferentes gêneros discursivos e à experiência estética, valorizando o protagonismo do aluno. Estratégias como roda de leitura, diários de leitura, escrita criativa e projetos interdisciplinares aparecem como caminhos férteis para o desenvolvimento da competência leitora e escritora. E pelo pensamento, reconhecendo a leitura e a escrita como práticas formadoras de identidades, autoria e cidadania.

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