FORMAÇÃO DE LEITORES: LEITURA E ESCRITA EM ESPAÇOS ESCOLARES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135313 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8828 "inscrito_id" => 17386 "titulo" => "FORMAÇÃO DE LEITORES: LEITURA E ESCRITA EM ESPAÇOS ESCOLARES" "resumo" => "A formação de leitores no contexto escolar requer práticas intencionais que vão além do domínio técnico da leitura e escrita. Envolve o desenvolvimento de estratégias que promovam o engajamento dos estudantes dos estudantes com os textos de forma significativa, crítica e criativa. Esta pesquisa, de natureza qualitativa e com abordagem bibliográfica, tem como objetivo refletir sobre as contribuições teóricas que sustentam as práticas pedagógicas voltadas à formação de leitores nos espaços escolares. Fundamenta-se em autores como Freire(1996), Solé (1998), Kleiman (2008), Cosson (2009) e Antunes (2003), que discutem a leitura como prática social e a escrita como construção de sentido. O estudo evidencia que a leitura e escrita devem estar inseridas em um contexto de vivência, escuta e mediação, respeitando o percurso leitor de cada sujeito. A escola, como espaço de formação integra, precisa garantir o acesso à literatura, ao texto multimodal, aos diferentes gêneros discursivos e à experiência estética, valorizando o protagonismo do aluno. Estratégias como roda de leitura, diários de leitura, escrita criativa e projetos interdisciplinares aparecem como caminhos férteis para o desenvolvimento da competência leitora e escritora. E pelo pensamento, reconhecendo a leitura e a escrita como práticas formadoras de identidades, autoria e cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17386_TB8828_23062025233021.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILENE GUIMARÃES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARILENE" "autor_email" => "marileneguimaraesoliveira@professor.to.gov.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135313 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8828 "inscrito_id" => 17386 "titulo" => "FORMAÇÃO DE LEITORES: LEITURA E ESCRITA EM ESPAÇOS ESCOLARES" "resumo" => "A formação de leitores no contexto escolar requer práticas intencionais que vão além do domínio técnico da leitura e escrita. Envolve o desenvolvimento de estratégias que promovam o engajamento dos estudantes dos estudantes com os textos de forma significativa, crítica e criativa. Esta pesquisa, de natureza qualitativa e com abordagem bibliográfica, tem como objetivo refletir sobre as contribuições teóricas que sustentam as práticas pedagógicas voltadas à formação de leitores nos espaços escolares. Fundamenta-se em autores como Freire(1996), Solé (1998), Kleiman (2008), Cosson (2009) e Antunes (2003), que discutem a leitura como prática social e a escrita como construção de sentido. O estudo evidencia que a leitura e escrita devem estar inseridas em um contexto de vivência, escuta e mediação, respeitando o percurso leitor de cada sujeito. A escola, como espaço de formação integra, precisa garantir o acesso à literatura, ao texto multimodal, aos diferentes gêneros discursivos e à experiência estética, valorizando o protagonismo do aluno. Estratégias como roda de leitura, diários de leitura, escrita criativa e projetos interdisciplinares aparecem como caminhos férteis para o desenvolvimento da competência leitora e escritora. E pelo pensamento, reconhecendo a leitura e a escrita como práticas formadoras de identidades, autoria e cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17386_TB8828_23062025233021.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILENE GUIMARÃES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARILENE" "autor_email" => "marileneguimaraesoliveira@professor.to.gov.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }