O PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E DOCENTE: INTEGRANDO O SABER, O FAZER, O CONVIVER E O SER.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135311 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8826 "inscrito_id" => 13246 "titulo" => "O PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E DOCENTE: INTEGRANDO O SABER, O FAZER, O CONVIVER E O SER." "resumo" => "A pesquisa descreve a contribuição e a relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na formação acadêmica e docente dos graduandos em Letras Língua Inglesa. Para muitos graduandos em letras o primeiro contato com a sala de aula em escolas da rede pública se dá no período de estágio estabelecido pela Instituição de Ensino Superior (IES) ou pelos programas de fomento à iniciação docente, tais como o Programa Residência Pedagógica e o PIBID, tal experiência oportuniza a troca de saberes entre acadêmicos, discentes e docentes da escola pública, aprimorando conhecimentos teóricos com a prática docente aproximando a universidade com a realidade vivenciada na escola. Nesse viés, o presente trabalho teve como objetivo observar, intervir e analisar o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa com alunos do ensino fundamental de acordo com o contexto escolar e nível cognitivo dos discentes no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID; conhecer as dificuldades e potencialidades dos alunos de língua inglesa; desenvolver habilidades por meio de atividades que valorizassem diferentes tipos de inteligências; elaborar a interatividade em grupo, o trabalho em equipe e a aprendizagem colaborativa; promover a autonomia, criatividade e o engajamento discente no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa ação de cunho qualitativo desenvolvido com 8 bolsistas PIBID/UFAM e 100 alunos do ensino fundamental em uma escola da zona norte de Manaus/AM no período seis meses no componente curricular de língua inglesa. Por meio de encontros semanais, observação, atividades e questionários os graduandos tiveram a oportunidade de vivenciar experiências significativas para a formação acadêmica e docente pelo aprender a saber, aprender a fazer, aprender a conviver e o aprender a ser – pilares da educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13246_TB8826_23062025232801.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRELA MELO DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "MIRELA" "autor_email" => "mirela.queiroz@ufam.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135311 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8826 "inscrito_id" => 13246 "titulo" => "O PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E DOCENTE: INTEGRANDO O SABER, O FAZER, O CONVIVER E O SER." "resumo" => "A pesquisa descreve a contribuição e a relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na formação acadêmica e docente dos graduandos em Letras Língua Inglesa. Para muitos graduandos em letras o primeiro contato com a sala de aula em escolas da rede pública se dá no período de estágio estabelecido pela Instituição de Ensino Superior (IES) ou pelos programas de fomento à iniciação docente, tais como o Programa Residência Pedagógica e o PIBID, tal experiência oportuniza a troca de saberes entre acadêmicos, discentes e docentes da escola pública, aprimorando conhecimentos teóricos com a prática docente aproximando a universidade com a realidade vivenciada na escola. Nesse viés, o presente trabalho teve como objetivo observar, intervir e analisar o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa com alunos do ensino fundamental de acordo com o contexto escolar e nível cognitivo dos discentes no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID; conhecer as dificuldades e potencialidades dos alunos de língua inglesa; desenvolver habilidades por meio de atividades que valorizassem diferentes tipos de inteligências; elaborar a interatividade em grupo, o trabalho em equipe e a aprendizagem colaborativa; promover a autonomia, criatividade e o engajamento discente no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa ação de cunho qualitativo desenvolvido com 8 bolsistas PIBID/UFAM e 100 alunos do ensino fundamental em uma escola da zona norte de Manaus/AM no período seis meses no componente curricular de língua inglesa. Por meio de encontros semanais, observação, atividades e questionários os graduandos tiveram a oportunidade de vivenciar experiências significativas para a formação acadêmica e docente pelo aprender a saber, aprender a fazer, aprender a conviver e o aprender a ser – pilares da educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13246_TB8826_23062025232801.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRELA MELO DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "MIRELA" "autor_email" => "mirela.queiroz@ufam.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }