CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O SURGIMENTO DE IDEIAS PEDAGÓGICAS CRÍTICAS NA DÉCADA DE 80 NO BRASIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135165 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8603 "inscrito_id" => 18667 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O SURGIMENTO DE IDEIAS PEDAGÓGICAS CRÍTICAS NA DÉCADA DE 80 NO BRASIL" "resumo" => "Este artigo explora as contribuições teóricas das ideias pedagógicas que emergiram no Brasil entre 1980 e 1991, um período crucial pós-Regime Militar. A análise aprofundada revela que a Pedagogia Tecnicista dominava o cenário educacional brasileiro à época. Diante dessa hegemonia, o estudo se propõe a investigar as abordagens pedagógicas contra-hegemônicas que defenderam uma educação com potencial para transformar a realidade social. Destacamos a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos e a Pedagogia Histórico-Crítica como exemplos dessas correntes que propunham um rompimento com o modelo tecnicista. Para a obtenção dos dados realizou-se uma revisão de caráter qualitativo do tipo bibliográfico, fundamentada nos trabalhos de importantes autores como Saviani (2011, 2018, 2021), Gadotti (2000, 2003, 2009), Conde e Hermida (2021), entre outros. As ideias contra-hegemônicas examinadas trouxeram contribuições significativas que reverberam na prática pedagógica em todos os níveis de ensino. Contudo, neste trabalho, damos ênfase à Educação Infantil, por ser a etapa inicial da educação básica e um período fundamental para o desenvolvimento humano. Os resultados possibilitam afirmar que a compreensão dessas ideias pedagógicas, pautadas no ideal conscientizador e de transformação social, é essencial para a construção de uma prática pedagógica humanizadora, que ressalta a importância de uma educação voltada para a emancipação dos indivíduos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18667_TB8603_23062025184219.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA ALINE OLIVEIRA DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "antonia.andrade@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135165 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8603 "inscrito_id" => 18667 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O SURGIMENTO DE IDEIAS PEDAGÓGICAS CRÍTICAS NA DÉCADA DE 80 NO BRASIL" "resumo" => "Este artigo explora as contribuições teóricas das ideias pedagógicas que emergiram no Brasil entre 1980 e 1991, um período crucial pós-Regime Militar. A análise aprofundada revela que a Pedagogia Tecnicista dominava o cenário educacional brasileiro à época. Diante dessa hegemonia, o estudo se propõe a investigar as abordagens pedagógicas contra-hegemônicas que defenderam uma educação com potencial para transformar a realidade social. Destacamos a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos e a Pedagogia Histórico-Crítica como exemplos dessas correntes que propunham um rompimento com o modelo tecnicista. Para a obtenção dos dados realizou-se uma revisão de caráter qualitativo do tipo bibliográfico, fundamentada nos trabalhos de importantes autores como Saviani (2011, 2018, 2021), Gadotti (2000, 2003, 2009), Conde e Hermida (2021), entre outros. As ideias contra-hegemônicas examinadas trouxeram contribuições significativas que reverberam na prática pedagógica em todos os níveis de ensino. Contudo, neste trabalho, damos ênfase à Educação Infantil, por ser a etapa inicial da educação básica e um período fundamental para o desenvolvimento humano. Os resultados possibilitam afirmar que a compreensão dessas ideias pedagógicas, pautadas no ideal conscientizador e de transformação social, é essencial para a construção de uma prática pedagógica humanizadora, que ressalta a importância de uma educação voltada para a emancipação dos indivíduos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18667_TB8603_23062025184219.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA ALINE OLIVEIRA DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "antonia.andrade@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }