Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O SURGIMENTO DE IDEIAS PEDAGÓGICAS CRÍTICAS NA DÉCADA DE 80 NO BRASIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo explora as contribuições teóricas das ideias pedagógicas que emergiram no Brasil entre 1980 e 1991, um período crucial pós-Regime Militar. A análise aprofundada revela que a Pedagogia Tecnicista dominava o cenário educacional brasileiro à época. Diante dessa hegemonia, o estudo se propõe a investigar as abordagens pedagógicas contra-hegemônicas que defenderam uma educação com potencial para transformar a realidade social. Destacamos a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos e a Pedagogia Histórico-Crítica como exemplos dessas correntes que propunham um rompimento com o modelo tecnicista. Para a obtenção dos dados realizou-se uma revisão de caráter qualitativo do tipo bibliográfico, fundamentada nos trabalhos de importantes autores como Saviani (2011, 2018, 2021), Gadotti (2000, 2003, 2009), Conde e Hermida (2021), entre outros. As ideias contra-hegemônicas examinadas trouxeram contribuições significativas que reverberam na prática pedagógica em todos os níveis de ensino. Contudo, neste trabalho, damos ênfase à Educação Infantil, por ser a etapa inicial da educação básica e um período fundamental para o desenvolvimento humano. Os resultados possibilitam afirmar que a compreensão dessas ideias pedagógicas, pautadas no ideal conscientizador e de transformação social, é essencial para a construção de uma prática pedagógica humanizadora, que ressalta a importância de uma educação voltada para a emancipação dos indivíduos.

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