Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEDITAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA: FUNDAMENTOS DE UM PROJETO PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa fenomenológica visou uma investigação crítica e conceitual sobre os fundamentos filosóficos da prática da meditação como uma componente curricular no ambiente do Ensino Médio Integrado (EMI). Ao transcender abordagens meramente terapêuticas ou pedagógicas diretas, o estudo compreendeu como a meditação, enquanto exercício de atenção e autoconsciência, revela e molda a dimensão do corpo-vivo em um determinado contexto. Sua relevância residiu em fundamentar filosoficamente uma prática crescente, explorando suas raízes e implicações profundas para a compreensão da condição humana no contexto de uma formação integral. O objetivo geral foi analisar criticamente os fundamentos filosóficos da meditação, explorando sua relação com o corpo-vivo e o cuidado de si. Especificamente, nossa pesquisa inspirou-se na noção de corpo-vivo (Andrieu) e o corpo como obra de arte (Merleau-Ponty) como o locus da experiência meditativa, fundamental para a percepção dos estudantes do EMI. Analisou a meditação como prática de "cuidado de si" (Foucault), investigando sua contribuição para a ética da existência pessoal e coletiva. Refletiu-se sobre a meditação como um processo de despertar da atenção e da consciência, conectando-o à noção freiriana de educação como prática de liberdade e responsabilidade individual e coletiva, crucial para a autonomia no EMI. A metodologia foi teórico-conceitual e hermenêutica, consistindo em revisão bibliográfica crítica e aprofundada das obras de filósofos como Merleau-Ponty, Foucault e Paulo Freire, além de pesquisadores da filosofia da meditação. Por fim, identifica-se que tais pensadores contribuem para uma compreensão mais profunda e multifacetada da meditação, posicionando-a como uma prática com ricas implicações existenciais e éticas para a constituição da subjetividade e a formação humana e integral de estudantes do EMI.

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