SABERES DOCENTE: CONSTITUIÇÃO E O SER DOCENTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134879 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8175 "inscrito_id" => 16814 "titulo" => "SABERES DOCENTE: CONSTITUIÇÃO E O SER DOCENTE" "resumo" => "Este artigo traz uma pesquisa sobre a temática dos saberes docentes que foi desenvolvida no ano de 2024 como trabalho final do curso de Pedagogia. Neste trabalho é feita uma reflexão sobre os saberes docentes, suas definições, como a formação do professor e o desenvolvimento do seu trabalho se relacionam dentro dessa pluralidade de saberes que devem ser inerentes à profissão. É uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho quantitativo onde foi aplicado um questionário estruturado a professores que participavam de um grupo específico de WhatsApp com o objetivo de analisar a visão dos docentes sobre os saberes inerentes à profissão baseada na Teoria dos saberes docentes de Tardif (2014), foram utilizados autores como Nóvoa (2009) e Josso (2004). Os gráficos construídos a partir dos dados coletados na pesquisa permitiu refletir sobre alguns aspectos ligados aos saberes que estão ligados a vida profissional do professor como a opinião dos participantes sobre o livro didático, aquisição de conhecimento, formação continuada e influencia da vida pessoal sobre a vida profissional. Dentre outros aspectos foi possível identificar também a importante que os participantes deram para a relação dos saberes adquiridos dentro da carreira. A importância do estágio supervisionado para os alunos de cursos de licenciatura sendo possível refletir que é no estágio supervisionado que o aluno tem de descobrir se existe a identificação com a profissão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID16814_TB8175_03072025142547.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANASTACIA RODRIGUES BRANDÃO" "autor_nome_curto" => "ANASTACIA" "autor_email" => "anastacia351@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134879 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8175 "inscrito_id" => 16814 "titulo" => "SABERES DOCENTE: CONSTITUIÇÃO E O SER DOCENTE" "resumo" => "Este artigo traz uma pesquisa sobre a temática dos saberes docentes que foi desenvolvida no ano de 2024 como trabalho final do curso de Pedagogia. Neste trabalho é feita uma reflexão sobre os saberes docentes, suas definições, como a formação do professor e o desenvolvimento do seu trabalho se relacionam dentro dessa pluralidade de saberes que devem ser inerentes à profissão. É uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho quantitativo onde foi aplicado um questionário estruturado a professores que participavam de um grupo específico de WhatsApp com o objetivo de analisar a visão dos docentes sobre os saberes inerentes à profissão baseada na Teoria dos saberes docentes de Tardif (2014), foram utilizados autores como Nóvoa (2009) e Josso (2004). Os gráficos construídos a partir dos dados coletados na pesquisa permitiu refletir sobre alguns aspectos ligados aos saberes que estão ligados a vida profissional do professor como a opinião dos participantes sobre o livro didático, aquisição de conhecimento, formação continuada e influencia da vida pessoal sobre a vida profissional. Dentre outros aspectos foi possível identificar também a importante que os participantes deram para a relação dos saberes adquiridos dentro da carreira. A importância do estágio supervisionado para os alunos de cursos de licenciatura sendo possível refletir que é no estágio supervisionado que o aluno tem de descobrir se existe a identificação com a profissão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID16814_TB8175_03072025142547.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANASTACIA RODRIGUES BRANDÃO" "autor_nome_curto" => "ANASTACIA" "autor_email" => "anastacia351@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }