VIVÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS: ADAPTAÇÃO, EXPECTATIVAS E TRAJETÓRIAS DE CALOUROS E CONCLUINTES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134770 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8016 "inscrito_id" => 16798 "titulo" => "VIVÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS: ADAPTAÇÃO, EXPECTATIVAS E TRAJETÓRIAS DE CALOUROS E CONCLUINTES" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo investigar o processo de adaptação de calouros na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), considerando suas expectativas, dificuldades e percepções iniciais sobre o ambiente universitário. A pesquisa também propõe uma reflexão sobre como essa mesma instituição é percebida pelos formandos, permitindo uma análise comparativa entre os momentos de ingresso e conclusão da graduação. A motivação para o estudo surgiu da vivência da autora como ingressante e da constatação da escassez de pesquisas que tratem dessa fase de transição. A metodologia utilizada tem abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas aplicadas a calouros e concluintes da UESPI, proporcionando dados ricos e subjetivos. O referencial teórico fundamenta-se em Charlot (2000), que discute a relação do sujeito com o saber; Santos (2005), ao abordar os desafios da universidade contemporânea; e Faria et al. (2021), que investigam as dificuldades de adaptação no ensino superior. Os resultados apontam que a maioria dos calouros ingressa na universidade sem preparo emocional ou orientação adequada para lidar com as mudanças acadêmicas e sociais que essa nova etapa impõe, enfrentando sentimentos de insegurança e desorientação. Já os formandos demonstram uma visão mais crítica e madura da trajetória universitária, reconhecendo os aprendizados e os desafios superados. O estudo reforça a importância de políticas institucionais de acolhimento e orientação aos novos estudantes para facilitar sua integração no contexto acadêmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16798_TB8016_30052025213247.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLY NUNES LEMOS" "autor_nome_curto" => "GABRIELLY" "autor_email" => "gabriellynuneslemos608@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134770 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8016 "inscrito_id" => 16798 "titulo" => "VIVÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS: ADAPTAÇÃO, EXPECTATIVAS E TRAJETÓRIAS DE CALOUROS E CONCLUINTES" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo investigar o processo de adaptação de calouros na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), considerando suas expectativas, dificuldades e percepções iniciais sobre o ambiente universitário. A pesquisa também propõe uma reflexão sobre como essa mesma instituição é percebida pelos formandos, permitindo uma análise comparativa entre os momentos de ingresso e conclusão da graduação. A motivação para o estudo surgiu da vivência da autora como ingressante e da constatação da escassez de pesquisas que tratem dessa fase de transição. A metodologia utilizada tem abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas aplicadas a calouros e concluintes da UESPI, proporcionando dados ricos e subjetivos. O referencial teórico fundamenta-se em Charlot (2000), que discute a relação do sujeito com o saber; Santos (2005), ao abordar os desafios da universidade contemporânea; e Faria et al. (2021), que investigam as dificuldades de adaptação no ensino superior. Os resultados apontam que a maioria dos calouros ingressa na universidade sem preparo emocional ou orientação adequada para lidar com as mudanças acadêmicas e sociais que essa nova etapa impõe, enfrentando sentimentos de insegurança e desorientação. Já os formandos demonstram uma visão mais crítica e madura da trajetória universitária, reconhecendo os aprendizados e os desafios superados. O estudo reforça a importância de políticas institucionais de acolhimento e orientação aos novos estudantes para facilitar sua integração no contexto acadêmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16798_TB8016_30052025213247.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLY NUNES LEMOS" "autor_nome_curto" => "GABRIELLY" "autor_email" => "gabriellynuneslemos608@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }