Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAMINHOS PARA A EQUIDADE NA CIÊNCIA: PERCEPÇÕES DE ALUNAS DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS ÁREAS DE STEM E O PAPEL DA MULHER CIENTISTA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134702
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7926
    "inscrito_id" => 16662
    "titulo" => "CAMINHOS PARA A EQUIDADE NA CIÊNCIA: PERCEPÇÕES DE ALUNAS DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS ÁREAS DE STEM E O PAPEL DA MULHER CIENTISTA"
    "resumo" => "Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola da rede pública estadual, localizada na região do Médio Sudoeste da Bahia. O objetivo é compreender as percepções de alunas do ensino médio integral sobre a carreira científica e o papel das mulheres na ciência, com ênfase nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário semiestruturado a todas as estudantes da unidade escolar. A análise buscou identificar como a abordagem STEAM pode influenciar o interesse pelas ciências, bem como mapear estereótipos, sentimentos e barreiras enfrentadas pelas jovens. Os resultados revelaram que, embora muitas associem a profissão científica a características positivas, como curiosidade e inspiração, poucas se veem atuando como cientistas no futuro. A Biologia foi a área de maior afinidade, seguida por Engenharia e Tecnologia. As estudantes demonstraram reconhecer o potencial dos projetos interdisciplinares para tornar o aprendizado mais interessante, atribuindo à abordagem STEAM um papel importante na motivação para seguir carreiras científicas. Entretanto, desafios persistem. As alunas relataram a ausência de laboratórios, a escassez de eventos como feiras de ciências e a pouca representatividade feminina nas mídias e no ambiente escolar como fatores que dificultam o acesso e o pertencimento à área científica. Nesse contexto, promover a equidade de gênero na ciência torna-se essencial, especialmente para meninas de regiões interioranas, que frequentemente têm contato restrito com outras realidades. Estimular, desde cedo, o interesse e a autoconfiança dessas estudantes pode ser decisivo para ampliar sua participação em espaços historicamente ocupados por homens."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16662_TB7926_29042025235440.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCA OLIVEIRA DOS SANTOS VIANA"
    "autor_nome_curto" => "BIANCA Viana"
    "autor_email" => "biancaviana06@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134702
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7926
    "inscrito_id" => 16662
    "titulo" => "CAMINHOS PARA A EQUIDADE NA CIÊNCIA: PERCEPÇÕES DE ALUNAS DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS ÁREAS DE STEM E O PAPEL DA MULHER CIENTISTA"
    "resumo" => "Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola da rede pública estadual, localizada na região do Médio Sudoeste da Bahia. O objetivo é compreender as percepções de alunas do ensino médio integral sobre a carreira científica e o papel das mulheres na ciência, com ênfase nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário semiestruturado a todas as estudantes da unidade escolar. A análise buscou identificar como a abordagem STEAM pode influenciar o interesse pelas ciências, bem como mapear estereótipos, sentimentos e barreiras enfrentadas pelas jovens. Os resultados revelaram que, embora muitas associem a profissão científica a características positivas, como curiosidade e inspiração, poucas se veem atuando como cientistas no futuro. A Biologia foi a área de maior afinidade, seguida por Engenharia e Tecnologia. As estudantes demonstraram reconhecer o potencial dos projetos interdisciplinares para tornar o aprendizado mais interessante, atribuindo à abordagem STEAM um papel importante na motivação para seguir carreiras científicas. Entretanto, desafios persistem. As alunas relataram a ausência de laboratórios, a escassez de eventos como feiras de ciências e a pouca representatividade feminina nas mídias e no ambiente escolar como fatores que dificultam o acesso e o pertencimento à área científica. Nesse contexto, promover a equidade de gênero na ciência torna-se essencial, especialmente para meninas de regiões interioranas, que frequentemente têm contato restrito com outras realidades. Estimular, desde cedo, o interesse e a autoconfiança dessas estudantes pode ser decisivo para ampliar sua participação em espaços historicamente ocupados por homens."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16662_TB7926_29042025235440.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCA OLIVEIRA DOS SANTOS VIANA"
    "autor_nome_curto" => "BIANCA Viana"
    "autor_email" => "biancaviana06@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola da rede pública estadual, localizada na região do Médio Sudoeste da Bahia. O objetivo é compreender as percepções de alunas do ensino médio integral sobre a carreira científica e o papel das mulheres na ciência, com ênfase nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário semiestruturado a todas as estudantes da unidade escolar. A análise buscou identificar como a abordagem STEAM pode influenciar o interesse pelas ciências, bem como mapear estereótipos, sentimentos e barreiras enfrentadas pelas jovens. Os resultados revelaram que, embora muitas associem a profissão científica a características positivas, como curiosidade e inspiração, poucas se veem atuando como cientistas no futuro. A Biologia foi a área de maior afinidade, seguida por Engenharia e Tecnologia. As estudantes demonstraram reconhecer o potencial dos projetos interdisciplinares para tornar o aprendizado mais interessante, atribuindo à abordagem STEAM um papel importante na motivação para seguir carreiras científicas. Entretanto, desafios persistem. As alunas relataram a ausência de laboratórios, a escassez de eventos como feiras de ciências e a pouca representatividade feminina nas mídias e no ambiente escolar como fatores que dificultam o acesso e o pertencimento à área científica. Nesse contexto, promover a equidade de gênero na ciência torna-se essencial, especialmente para meninas de regiões interioranas, que frequentemente têm contato restrito com outras realidades. Estimular, desde cedo, o interesse e a autoconfiança dessas estudantes pode ser decisivo para ampliar sua participação em espaços historicamente ocupados por homens.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.