A DANÇA COMO LINGUAGEM EXPRESSIVA E FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR NO AMBIENTE ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134681 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7894 "inscrito_id" => 4906 "titulo" => "A DANÇA COMO LINGUAGEM EXPRESSIVA E FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "Esta proposta visa promover a integração entre alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Presidente Castelo Branco e através dessa ação, incentivar a prática saudável da dança, quebrando tabus de que homem não dança. A dança é uma das formas expressivas mais utilizadas pelo ser humano desde a antiguidade, o homem a usava para venerar seus deuses e com esses rituais acreditava que obteriam resultados melhores em sua produção agrícola. Através desse trabalho diferenciado, realizamos uma culminância a ser realizada na quadra poliesportiva da escola valorizando a cultura local e a diversidade da dança no Brasil. Os estudantes se apropriaram de um ritmo trabalhado durante um bimestre, no qual montaram uma apresentação sobre este ritmo em sala, apresentado na culminância do projeto bimestral escolar. A escolha desse tema teve como objetivo geral trabalhar nas aulas de Educação Física e na disciplina de Artes, conteúdos diferenciados com ênfase na dança e na música. E como objetivos específicos: fazer com que os alunos conheçam sobre a dança e pratiquem uma coreografia de dança. Os resultados mostraram que a dança muito contribuiu para melhorar a aptidão física, a flexibilidade e o equilíbrio dos estudantes, além de benefícios que afetaram o corpo e a mente. Como aportes teóricos utilizamos Ossona (1988), Garrido (2002), Vygotsky (1991), Pereira (2001), entre outros." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4906_TB7894_29042025234037.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIO FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FABINHO" "autor_email" => "fabinferreira876@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134681 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7894 "inscrito_id" => 4906 "titulo" => "A DANÇA COMO LINGUAGEM EXPRESSIVA E FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "Esta proposta visa promover a integração entre alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Presidente Castelo Branco e através dessa ação, incentivar a prática saudável da dança, quebrando tabus de que homem não dança. A dança é uma das formas expressivas mais utilizadas pelo ser humano desde a antiguidade, o homem a usava para venerar seus deuses e com esses rituais acreditava que obteriam resultados melhores em sua produção agrícola. Através desse trabalho diferenciado, realizamos uma culminância a ser realizada na quadra poliesportiva da escola valorizando a cultura local e a diversidade da dança no Brasil. Os estudantes se apropriaram de um ritmo trabalhado durante um bimestre, no qual montaram uma apresentação sobre este ritmo em sala, apresentado na culminância do projeto bimestral escolar. A escolha desse tema teve como objetivo geral trabalhar nas aulas de Educação Física e na disciplina de Artes, conteúdos diferenciados com ênfase na dança e na música. E como objetivos específicos: fazer com que os alunos conheçam sobre a dança e pratiquem uma coreografia de dança. Os resultados mostraram que a dança muito contribuiu para melhorar a aptidão física, a flexibilidade e o equilíbrio dos estudantes, além de benefícios que afetaram o corpo e a mente. Como aportes teóricos utilizamos Ossona (1988), Garrido (2002), Vygotsky (1991), Pereira (2001), entre outros." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4906_TB7894_29042025234037.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIO FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FABINHO" "autor_email" => "fabinferreira876@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }