Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDER COM ARTE: CONSTRUINDO SABERES COM CORES, FORMAS E CULTURA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O projeto desenvolvido na Escola Municipal Cônego Fernando Passos, no município de Goiana-PE, com estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, teve como finalidade promover o ensino das Artes Visuais por meio da valorização do patrimônio cultural local e da formação cidadã. A proposta esteve alinhada aos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às Diretrizes Curriculares Nacionais, ao fomentar a ampliação do repertório artístico dos educandos por meio da contextualização, apreciação e produção artística, conforme os fundamentos da Abordagem Triangular, proposta por Ana Mae Barbosa. Constituindo-se como instrumento didático-pedagógico de Educação Patrimonial e de letramento visual e cultural, o projeto buscou desenvolver competências críticas relacionadas à leitura de imagens, à linguagem artística e à expressão estética. Também possibilitou o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural brasileira, com ênfase nas matrizes indígenas, africanas e europeias. As ações implementadas incluíram rodas de conversa, visitas virtuais e presenciais a museus, investigação sobre instituições culturais locais, além de produções artísticas com múltiplas técnicas e suportes — como desenho, pintura, modelagem e colagem e o uso de recursos digitais, como fotografias, vídeos. Ao articular arte e linguagem, a iniciativa favoreceu ainda o desenvolvimento do letramento, ao estimular práticas de escuta, oralidade, leitura e produção escrita, ampliando as formas de comunicação e expressão dos alunos. A avaliação foi processual e contínua, considerando a participação ativa, as reflexões individuais e coletivas, as produções realizadas e o progresso frente aos objetivos propostos. Dessa forma, o projeto consolidou-se como uma experiência pedagógica significativa, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes, sob uma perspectiva interdisciplinar, crítica e culturalmente situada.

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