Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE RIO LARGO-ALAGOAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo relatar de forma reflexiva nossas experiências enquanto professoras atuantes na formação continuada da Rede municipal de ensino de Rio Largo - AL, no sentido de atribuir visibilidade à importância da musicalização na Educação Infantil como proposta metodológica para desenvolver habilidades emocionais, motoras e cognitivas em crianças pequenas, tendo em vista as pesquisas (Palmeira, Brisolla, 2023; Weigel,1988) que indicam que a prática musical pode aprimorar habilidades cognitivas como a memória (auditiva, contextual e emocional), a atenção (focada e dividida), o raciocínio lógico-matemático, o processamento de informações e a resolução de problemas. A metodologia utilizada é o estudo de caso, partindo da análise da aplicação das propostas pedagógicas apresentadas na formação continuada voltada a educação infantil no município citado, por meio dos relatos dos professores acerca das atividades executadas. Nessa perspectiva, concordamos com Gordon (1927-2015) quando ele enfatiza a importância da imersão musical precoce, da audição imaginativa e do desenvolvimento da aptidão musical por meio de atividades como canto de canções tonais e rítmicas sem letra (vocalizações). Além disso, entendemos que cantar, tocar ou dançar juntos promove a interação social, a empatia, a cooperação e o desenvolvimento do senso de pertencimento. Nossa hipótese é que a música pode criar um ambiente seguro para as crianças explorarem e expressarem seus sentimentos, contribuindo para a regulação emocional. Os resultados iniciais apontam que atividades musicais como cantar com gestos, tocar instrumentos e dançar estimulam a coordenação motora ampla e fina, o equilíbrio, a consciência corporal e a percepção espacial.

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