CICLO DE LEITURA E REFLEXÃO SEMANAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134480 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7561 "inscrito_id" => 15396 "titulo" => "CICLO DE LEITURA E REFLEXÃO SEMANAL" "resumo" => "Este projeto de leitura semanal tem como objetivo promover a leitura diária entre os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, incentivando a interdisciplinaridade e o desenvolvimento das habilidades de comunicação e pensamento crítico. A cada dia da semana, os alunos terão a oportunidade de ler e discutir textos em diferentes disciplinas, reforçando o conhecimento adquirido e criando uma rotina de estudo. Essa prática da leitura é essencial para o desenvolvimento intelectual, crítico e social dos estudantes. Pensando nisso, propomos o Projeto de Leitura Semanal Interdisciplinar, que visa integrar diferentes áreas do conhecimento a partir da leitura de textos variados, incentivando o hábito de ler de forma contínua e prazerosa. Cada semana será dedicada a uma leitura específica, selecionada de acordo com temas relevantes e conectados aos conteúdos trabalhados nas diversas disciplinas. Além da formação de leitores desenvolver competências, promover o diálogo entre as áreas do saber, mostrando como o conhecimento se articula de maneira natural e enriquecedora. Ao relacionar as leituras a diferentes campos de estudo, os alunos desenvolvem habilidades nos eixos de leitura e produção textual, aperfeiçoando a análise crítica, argumentativa, criativa e fundamental para sua formação escolar e cidadã. Pensando nisso, propomos a integração de diferentes áreas do conhecimento a partir da leitura de gêneros diversificados, estimulando o hábito de ler de forma prazerosa. Os textos serão selecionados cuidadosamente conforme temas relevantes e conectados aos conteúdos programados das diversas disciplinas. Serão realizadas atividades como metodologias ativas, rodas de conversa, debates, produções textuais e apresentações orais, permitindo múltiplas formas de expressão e consolidação do aprendizado. Conclui-se que o Projeto de Leitura Semanal Interdisciplinar pretende transformar a leitura em uma experiência coletiva, significativa e lúdica, contribuindo para a formação de alunos mais autônomos, conscientes e preparados para os desafios do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15396_TB7561_29042025164547.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE MARIA DE GOIS" "autor_nome_curto" => "CRIS GOIS" "autor_email" => "crisdelnino@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134480 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7561 "inscrito_id" => 15396 "titulo" => "CICLO DE LEITURA E REFLEXÃO SEMANAL" "resumo" => "Este projeto de leitura semanal tem como objetivo promover a leitura diária entre os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, incentivando a interdisciplinaridade e o desenvolvimento das habilidades de comunicação e pensamento crítico. A cada dia da semana, os alunos terão a oportunidade de ler e discutir textos em diferentes disciplinas, reforçando o conhecimento adquirido e criando uma rotina de estudo. Essa prática da leitura é essencial para o desenvolvimento intelectual, crítico e social dos estudantes. Pensando nisso, propomos o Projeto de Leitura Semanal Interdisciplinar, que visa integrar diferentes áreas do conhecimento a partir da leitura de textos variados, incentivando o hábito de ler de forma contínua e prazerosa. Cada semana será dedicada a uma leitura específica, selecionada de acordo com temas relevantes e conectados aos conteúdos trabalhados nas diversas disciplinas. Além da formação de leitores desenvolver competências, promover o diálogo entre as áreas do saber, mostrando como o conhecimento se articula de maneira natural e enriquecedora. Ao relacionar as leituras a diferentes campos de estudo, os alunos desenvolvem habilidades nos eixos de leitura e produção textual, aperfeiçoando a análise crítica, argumentativa, criativa e fundamental para sua formação escolar e cidadã. Pensando nisso, propomos a integração de diferentes áreas do conhecimento a partir da leitura de gêneros diversificados, estimulando o hábito de ler de forma prazerosa. Os textos serão selecionados cuidadosamente conforme temas relevantes e conectados aos conteúdos programados das diversas disciplinas. Serão realizadas atividades como metodologias ativas, rodas de conversa, debates, produções textuais e apresentações orais, permitindo múltiplas formas de expressão e consolidação do aprendizado. Conclui-se que o Projeto de Leitura Semanal Interdisciplinar pretende transformar a leitura em uma experiência coletiva, significativa e lúdica, contribuindo para a formação de alunos mais autônomos, conscientes e preparados para os desafios do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15396_TB7561_29042025164547.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE MARIA DE GOIS" "autor_nome_curto" => "CRIS GOIS" "autor_email" => "crisdelnino@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }