EDUCAR PARA A FINITUDE: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE FINITUDE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134471 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7544 "inscrito_id" => 16266 "titulo" => "EDUCAR PARA A FINITUDE: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE FINITUDE" "resumo" => "Este resumo tem como objetivo partilhar as experiências e reflexões sobre práticas pedagógicas sobre finitude. Foi construído a partir das vivências no âmbito do Projeto Longevidade: Articulação e Promoção do Envelhecimento Ativo nas ILPIs do Recife, realizado pelo Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC), desde 2022, por meio de uma parceria com o Conselho da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR), gestores/as, pessoas idosas e profissionais de oito Instituições de Longa Permanência para pessoas idosas (ILPI) do Recife e a Escola Municipal Pro-Menor da rede municipal de Olinda. Finitude e morte são temas, geralmente, silenciados e negligenciados por práticas pedagógicas em diferentes espaços. A partir das experiências de morte de pessoas idosas com as quais nos relacionamos durante as Oficinas Viver a Vida nas ILPIs, identificamos os desafios na lida com o repasse da informação sobre a morte para outras pessoas idosas, o sofrimento de profissionais por não saber o que fazer com as lembranças e memórias das pessoas que se foram, o silêncio e o ocultamento da dor, bem como as dificuldades de compreensão sobre a finitude. Tomamos como referencial político-conceitual e teórico-metodológico os direitos sociais à educação consagrados na Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988), do Estatuto Nacional da Pessoa idosa (2014), a educação popular (FREIRE, 2015), a perspectiva do cuidado e da finitude (ARANTES, 2016) para orientar as práticas pedagógicas que foram realizadas com profissionais do cuidado, pessoas idosas residentes nas ILPIs e crianças da Escola Pro-Menor que estabeleceram relações com pessoas idosas a partir do projeto. Dentre os principais resultados, destacamos a consolidação de espaços de fala e acolhimento para situações que envolvem a morte, criação de rituais e estratégias de lida com o luto nos espaços das ILPIs e da escola, com a organização de um processo de formação sobre finitude." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16266_TB7544_29042025155437.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA PAULA DA COSTA FONSECA" "autor_nome_curto" => "MARIA PAULA" "autor_email" => "fonsecapaulaa@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134471 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7544 "inscrito_id" => 16266 "titulo" => "EDUCAR PARA A FINITUDE: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE FINITUDE" "resumo" => "Este resumo tem como objetivo partilhar as experiências e reflexões sobre práticas pedagógicas sobre finitude. Foi construído a partir das vivências no âmbito do Projeto Longevidade: Articulação e Promoção do Envelhecimento Ativo nas ILPIs do Recife, realizado pelo Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC), desde 2022, por meio de uma parceria com o Conselho da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR), gestores/as, pessoas idosas e profissionais de oito Instituições de Longa Permanência para pessoas idosas (ILPI) do Recife e a Escola Municipal Pro-Menor da rede municipal de Olinda. Finitude e morte são temas, geralmente, silenciados e negligenciados por práticas pedagógicas em diferentes espaços. A partir das experiências de morte de pessoas idosas com as quais nos relacionamos durante as Oficinas Viver a Vida nas ILPIs, identificamos os desafios na lida com o repasse da informação sobre a morte para outras pessoas idosas, o sofrimento de profissionais por não saber o que fazer com as lembranças e memórias das pessoas que se foram, o silêncio e o ocultamento da dor, bem como as dificuldades de compreensão sobre a finitude. Tomamos como referencial político-conceitual e teórico-metodológico os direitos sociais à educação consagrados na Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988), do Estatuto Nacional da Pessoa idosa (2014), a educação popular (FREIRE, 2015), a perspectiva do cuidado e da finitude (ARANTES, 2016) para orientar as práticas pedagógicas que foram realizadas com profissionais do cuidado, pessoas idosas residentes nas ILPIs e crianças da Escola Pro-Menor que estabeleceram relações com pessoas idosas a partir do projeto. Dentre os principais resultados, destacamos a consolidação de espaços de fala e acolhimento para situações que envolvem a morte, criação de rituais e estratégias de lida com o luto nos espaços das ILPIs e da escola, com a organização de um processo de formação sobre finitude." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16266_TB7544_29042025155437.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA PAULA DA COSTA FONSECA" "autor_nome_curto" => "MARIA PAULA" "autor_email" => "fonsecapaulaa@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }