A PEDAGOGIA VISUAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PRÁTICA INCLUSIVA PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134414 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7452 "inscrito_id" => 2247 "titulo" => "A PEDAGOGIA VISUAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PRÁTICA INCLUSIVA PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS" "resumo" => "Este trabalho é uma produção resultado da da dissertação de mestrado que trata sobre as práticas pedagógicas executadas em salas de aula com estudantes surdos em processo de inclusão que tem por objetivo analisar as estratégias de ensino dos professores quanto ao uso de uma pedagogia visual para um ensino inclusivo de estudantes surdos no centro de ensino educando para humanizar em Caxias – Maranhão. A pesquisa se configura de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, documental e de campo, com intuito de coletar informações sobre como ocorrem as práticas pedagógicas dos professores que atuam na escola com estudantes surdos. Para a realização da pesquisa utilizou-se como instrumento de coleta de dados questionários e roteiros de entrevistas semiestruturada. Nesse cenário, a amostragem é composta por seis professores que atuam com estudantes surdos nas turmas do Ensino Médio. Os resultados da pesquisa foram dialogados com os teóricos Lacerda, 2017; Hollosi, 2019; Goldfeld, 2002; Oliveira, 2011, Campello, 2008 e legislações, dentre as principais a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDBEN, lei n.º 9.394/1996, Decreto n.º 5.626/2005, que regulamenta a Lei n.º 10.436/2002 e Lei no 13.146/15, relacionados ao tema e analisados conforme análise de conteúdo de Bardin (2016). Dessa forma, estão sendo analisadas as estratégias educacionais da prática pedagógica dos professores para atuação com estudantes surdos, cuja finalidade é contribuir com a melhor interação e aprendizagem desses estudantes surdos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2247_TB7452_28042025231719.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CELIANA LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CELIANA" "autor_email" => "celianalima26@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134414 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7452 "inscrito_id" => 2247 "titulo" => "A PEDAGOGIA VISUAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PRÁTICA INCLUSIVA PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS" "resumo" => "Este trabalho é uma produção resultado da da dissertação de mestrado que trata sobre as práticas pedagógicas executadas em salas de aula com estudantes surdos em processo de inclusão que tem por objetivo analisar as estratégias de ensino dos professores quanto ao uso de uma pedagogia visual para um ensino inclusivo de estudantes surdos no centro de ensino educando para humanizar em Caxias – Maranhão. A pesquisa se configura de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, documental e de campo, com intuito de coletar informações sobre como ocorrem as práticas pedagógicas dos professores que atuam na escola com estudantes surdos. Para a realização da pesquisa utilizou-se como instrumento de coleta de dados questionários e roteiros de entrevistas semiestruturada. Nesse cenário, a amostragem é composta por seis professores que atuam com estudantes surdos nas turmas do Ensino Médio. Os resultados da pesquisa foram dialogados com os teóricos Lacerda, 2017; Hollosi, 2019; Goldfeld, 2002; Oliveira, 2011, Campello, 2008 e legislações, dentre as principais a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDBEN, lei n.º 9.394/1996, Decreto n.º 5.626/2005, que regulamenta a Lei n.º 10.436/2002 e Lei no 13.146/15, relacionados ao tema e analisados conforme análise de conteúdo de Bardin (2016). Dessa forma, estão sendo analisadas as estratégias educacionais da prática pedagógica dos professores para atuação com estudantes surdos, cuja finalidade é contribuir com a melhor interação e aprendizagem desses estudantes surdos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2247_TB7452_28042025231719.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CELIANA LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CELIANA" "autor_email" => "celianalima26@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }