O SAMBA DE RODA EM ESPAÇO MULTIRREFERENCIAL DE APRENDIZAGEM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134394 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7425 "inscrito_id" => 16282 "titulo" => "O SAMBA DE RODA EM ESPAÇO MULTIRREFERENCIAL DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente estudo nos remete ao samba de roda aclamado como uma obra prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, reconhecido pela Organização das Nações Unidas – UNESCO, em novembro de 2005, com a nuance das diversidades e múltiplas consagração religiosa e referências: música, arte do vestuário, dança e o belo através apreciação da performance. Com as ações inovadoras os educandos poderão realizar performances através de suas experiências no aspecto cultural e social. Assim sendo, o samba de roda poderá ser interpretado como uma manifestação cultural do Recôncavo Baiano, no qual surgiu através da cultura dos escravizados. No entanto o significado do samba de roda, pode ser interpretado como festa, dança e música, não existe tempo e lugar específico para se comemorar/festejar, acontece também no cotidiano das pessoas e nas festas religiosas. Sambar é entendido como festejar às memorias de nossos ancestrais/ antepassados afro-brasileiro. Dessa maneira, o samba de roda migrou por alguns baianos para o Rio de Janeiro durante o século XIX, sendo reconhecido mundialmente durante o famoso carnaval. Dessa forma, destaca-se a de que a cultura e a educação são relevantes no contexto atual. A metodologia resulta de um campo epistemológico bibliográfico de Paulo Freire (2005), A Lei 10.639/03 no intuito de dar subsídio a pesquisa científica e tendo como elemento mediador no processo do ensino e aprendizagem: Freire (2003), Amorim (2007), Souza (2017); Matta (2014), no sentido de enfatizar a importância das relações; escola, professor e aluno. Para tanto, utilizamos alguns autores: samba de roda de Katharina Doring (2002), Machado (1998), Santana; Santana (2020). Na Difusão do Conhecimento temos: Fróes (2012); Galeffi (2000); Silva (2010); e Queiroz (2019). Portanto, rechaça e a necessidade de realizar um trabalho multidisciplinar, buscando interfaces de vários saberes (professores e educandos)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16282_TB7425_28042025215146.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE MARIA SOUZA SANTANA" "autor_nome_curto" => "DENISE" "autor_email" => "denisantana@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134394 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7425 "inscrito_id" => 16282 "titulo" => "O SAMBA DE RODA EM ESPAÇO MULTIRREFERENCIAL DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente estudo nos remete ao samba de roda aclamado como uma obra prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, reconhecido pela Organização das Nações Unidas – UNESCO, em novembro de 2005, com a nuance das diversidades e múltiplas consagração religiosa e referências: música, arte do vestuário, dança e o belo através apreciação da performance. Com as ações inovadoras os educandos poderão realizar performances através de suas experiências no aspecto cultural e social. Assim sendo, o samba de roda poderá ser interpretado como uma manifestação cultural do Recôncavo Baiano, no qual surgiu através da cultura dos escravizados. No entanto o significado do samba de roda, pode ser interpretado como festa, dança e música, não existe tempo e lugar específico para se comemorar/festejar, acontece também no cotidiano das pessoas e nas festas religiosas. Sambar é entendido como festejar às memorias de nossos ancestrais/ antepassados afro-brasileiro. Dessa maneira, o samba de roda migrou por alguns baianos para o Rio de Janeiro durante o século XIX, sendo reconhecido mundialmente durante o famoso carnaval. Dessa forma, destaca-se a de que a cultura e a educação são relevantes no contexto atual. A metodologia resulta de um campo epistemológico bibliográfico de Paulo Freire (2005), A Lei 10.639/03 no intuito de dar subsídio a pesquisa científica e tendo como elemento mediador no processo do ensino e aprendizagem: Freire (2003), Amorim (2007), Souza (2017); Matta (2014), no sentido de enfatizar a importância das relações; escola, professor e aluno. Para tanto, utilizamos alguns autores: samba de roda de Katharina Doring (2002), Machado (1998), Santana; Santana (2020). Na Difusão do Conhecimento temos: Fróes (2012); Galeffi (2000); Silva (2010); e Queiroz (2019). Portanto, rechaça e a necessidade de realizar um trabalho multidisciplinar, buscando interfaces de vários saberes (professores e educandos)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16282_TB7425_28042025215146.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE MARIA SOUZA SANTANA" "autor_nome_curto" => "DENISE" "autor_email" => "denisantana@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }