Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DA IDENTIDADE E DA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NO DEDC VIII/UNEB – PAULO AFONSO, BA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A presença de estudantes público-alvo da educação especial no ensino superior representa um avanço importante das políticas educacionais inclusivas, mas ainda revela desafios significativos para a construção da identidade acadêmica e para a permanência desses estudantes nas universidades. Este estudo analisa as experiências vivenciadas por estudantes com deficiência nos cursos do Departamento de Educação (DEDC VIII) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus de Paulo Afonso/BA, evidenciando que, embora o acesso tenha se ampliado, persistem barreiras estruturais, pedagógicas e atitudinais que impactam suas trajetórias acadêmicas. As identidades acadêmicas desses estudantes são constantemente desafiadas por práticas educativas pouco adaptadas, pela insuficiência de recursos de acessibilidade e pela falta de currículos que considerem efetivamente a diversidade. Muitos ingressam na universidade por meio de políticas afirmativas e ações de inclusão, mas enfrentam obstáculos para permanecer, especialmente diante da escassez de apoio especializado e da necessidade de formação continuada dos docentes em práticas inclusivas. A cultura universitária, ainda muito orientada por padrões normativos de ensino e avaliação, pode contribuir para sentimentos de não pertencimento e comprometer o desenvolvimento acadêmico e pessoal desses estudantes. No DEDC VIII/UNEB, nos cursos de Arqueologia, Direito, Ciências Biológicas, Matemática, Engenharia de Pesca e Pedagogia, é possível identificar estudantes com diferentes necessidades específicas de apoio e de tecnologia assistiva. Entretanto, o atendimento das demandas ocorre, muitas vezes, de forma pontual e isolada, dificultando a construção de um ambiente acadêmico verdadeiramente inclusivo. Conclui-se que a permanência qualificada exige não apenas garantir o acesso, mas também promover práticas pedagógicas acessíveis, fortalecer políticas de apoio institucional e fomentar uma cultura universitária que valorize a diversidade humana em todas as suas dimensões.

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