ENTRE DESENHOS E CORES: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE ARTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FARIAS BRITO.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134289 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7253 "inscrito_id" => 4121 "titulo" => "ENTRE DESENHOS E CORES: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE ARTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FARIAS BRITO." "resumo" => "De lá para cá, o que de fato mudou? O ensino da Arte ainda se restringe à pintura de desenhos? Foi a partir dessas indagações que este estudo teve início, com o objetivo de compreender de que forma o ensino da Arte tem se manifestado nos ambientes escolares. Considera-se, para tanto, a experiência pessoal da pesquisadora, que há cerca de quinze anos, quando cursava os anos iniciais do Ensino Fundamental, vivenciou um ensino de Arte limitado à pintura de desenhos prontos. Reconhecendo-se a importância da Arte para o desenvolvimento integral da criança, conforme destaca Almeida (1992, p. 48), “a maioria dos professores acredita que desenhar, pintar, modelar, cantar, dançar, tocar e representar é bom para o aluno, mas poucos são capazes de apresentar argumentos convincentes para responder “por que essas atividades são importantes e devem ser incluídas no currículo escolar?” Diante dessa problemática, o presente estudo buscou refletir sobre as práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de arte em uma escola pública de Ensino Fundamental localizada na zona rural do município de Farias Brito. Trata-se de uma pesquisa de campo, por meio da qual foi possível observar como essa área do conhecimento tem sido conduzida na referida instituição. A partir da análise dos dados coletados, constatou-se que muitos docentes, embora reconheçam a Arte como forma de expressão e de entretenimento para as crianças, ainda adotam práticas pedagógicas limitadas, como colagens de recortes em desenhos prontos e fotocopiados restringindo, assim, o potencial expressivo e formativo dessa disciplina. Nesse sentindo, recorremos Iavelberg (2003, p. 12) quando ressalta que “é necessário que o professor seja um estudante fascinado por arte, pois só assim terá entusiasmo para ensinar e transmitir a seus alunos a vontade de aprender”." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4121_TB7253_25042025135852.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GOMES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "gcamila1315@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134289 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7253 "inscrito_id" => 4121 "titulo" => "ENTRE DESENHOS E CORES: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE ARTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FARIAS BRITO." "resumo" => "De lá para cá, o que de fato mudou? O ensino da Arte ainda se restringe à pintura de desenhos? Foi a partir dessas indagações que este estudo teve início, com o objetivo de compreender de que forma o ensino da Arte tem se manifestado nos ambientes escolares. Considera-se, para tanto, a experiência pessoal da pesquisadora, que há cerca de quinze anos, quando cursava os anos iniciais do Ensino Fundamental, vivenciou um ensino de Arte limitado à pintura de desenhos prontos. Reconhecendo-se a importância da Arte para o desenvolvimento integral da criança, conforme destaca Almeida (1992, p. 48), “a maioria dos professores acredita que desenhar, pintar, modelar, cantar, dançar, tocar e representar é bom para o aluno, mas poucos são capazes de apresentar argumentos convincentes para responder “por que essas atividades são importantes e devem ser incluídas no currículo escolar?” Diante dessa problemática, o presente estudo buscou refletir sobre as práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de arte em uma escola pública de Ensino Fundamental localizada na zona rural do município de Farias Brito. Trata-se de uma pesquisa de campo, por meio da qual foi possível observar como essa área do conhecimento tem sido conduzida na referida instituição. A partir da análise dos dados coletados, constatou-se que muitos docentes, embora reconheçam a Arte como forma de expressão e de entretenimento para as crianças, ainda adotam práticas pedagógicas limitadas, como colagens de recortes em desenhos prontos e fotocopiados restringindo, assim, o potencial expressivo e formativo dessa disciplina. Nesse sentindo, recorremos Iavelberg (2003, p. 12) quando ressalta que “é necessário que o professor seja um estudante fascinado por arte, pois só assim terá entusiasmo para ensinar e transmitir a seus alunos a vontade de aprender”." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4121_TB7253_25042025135852.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GOMES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "gcamila1315@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }