ESPAÇOS NATURALIZADOS – BOSQUE DAS PEDRAS: AONDE A NATUREZA CONVIDA AO BRINCAR .
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134229 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7157 "inscrito_id" => 13106 "titulo" => "ESPAÇOS NATURALIZADOS – BOSQUE DAS PEDRAS: AONDE A NATUREZA CONVIDA AO BRINCAR ." "resumo" => "O distanciamento entre as crianças e a natureza cresce e surge como uma das crises dos tempos atuais. As consequências deste afastamento são inúmeras e significativas. Faz -se necessário uma reflexão sobre o modo de vida adotado principalmente nos grandes centros, e dentro deste contexto os espaços educativos também precisam ser ressignificados. Richard Louv , ativista, autor de livros e fundador do Children & Nature Network, usa o termo ¨Transtorno de déficit de Natureza¨, quando se refere aos impactos negativos causados pela vida distante do meio natural. Cada vez mais esse distanciamento se evidencia, principalmente nos grandes centros. Pensando em como amenizar este impacto, buscamos através de atividades realizadas no Bosque das Pedras, desenvolver atividades teórico-práticas reflexivas e críticas que possam dar a oportunidade de todos os envolvidos neste trabalho, em especial os alunos, refletir sobre importância deste vínculo com a natureza local, e que as vivências possam contribuir de forma positiva para esse processo. As atividades são guiadas e planejadas de acordo com o seguimento de ensino e faixa etária dos alunos. A metodologia do Bosque das Pedras procura mostrar uma nova maneira de sentir e pensar a natureza como um organismo vivo e que fazemos parte dele. O Bosque das Pedras está localizado na área da fazenda pública Joaquín Piñero , situada em Maricá, um patrimônio de valor histórico e cultural, abrigado em um casarão colonial de 1970 que passou por uma meticulosa restauração. Este local não apenas proporciona um cenário idílico para a realização de eventos, mas também se estabelece como um centro de educação e inovação nas práticas de agricultura sustentável. Caracterizado por apresentar um espaço de convivência e brincadeiras mais atraentes e desafiadoras para as crianças, aproveitando e utilizando elementos naturais, como troncos, árvores e plantas, as atividades realizadas no Bosque das Pedras mostram que os alunos em espaços seguros junto à natureza, conseguem se desenvolver criando conexões e senso de pertencimento junto ao meio natural." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13106_TB7157_22042025134059.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA RANGEL DEMORAES" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "renatamoraes22@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134229 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7157 "inscrito_id" => 13106 "titulo" => "ESPAÇOS NATURALIZADOS – BOSQUE DAS PEDRAS: AONDE A NATUREZA CONVIDA AO BRINCAR ." "resumo" => "O distanciamento entre as crianças e a natureza cresce e surge como uma das crises dos tempos atuais. As consequências deste afastamento são inúmeras e significativas. Faz -se necessário uma reflexão sobre o modo de vida adotado principalmente nos grandes centros, e dentro deste contexto os espaços educativos também precisam ser ressignificados. Richard Louv , ativista, autor de livros e fundador do Children & Nature Network, usa o termo ¨Transtorno de déficit de Natureza¨, quando se refere aos impactos negativos causados pela vida distante do meio natural. Cada vez mais esse distanciamento se evidencia, principalmente nos grandes centros. Pensando em como amenizar este impacto, buscamos através de atividades realizadas no Bosque das Pedras, desenvolver atividades teórico-práticas reflexivas e críticas que possam dar a oportunidade de todos os envolvidos neste trabalho, em especial os alunos, refletir sobre importância deste vínculo com a natureza local, e que as vivências possam contribuir de forma positiva para esse processo. As atividades são guiadas e planejadas de acordo com o seguimento de ensino e faixa etária dos alunos. A metodologia do Bosque das Pedras procura mostrar uma nova maneira de sentir e pensar a natureza como um organismo vivo e que fazemos parte dele. O Bosque das Pedras está localizado na área da fazenda pública Joaquín Piñero , situada em Maricá, um patrimônio de valor histórico e cultural, abrigado em um casarão colonial de 1970 que passou por uma meticulosa restauração. Este local não apenas proporciona um cenário idílico para a realização de eventos, mas também se estabelece como um centro de educação e inovação nas práticas de agricultura sustentável. Caracterizado por apresentar um espaço de convivência e brincadeiras mais atraentes e desafiadoras para as crianças, aproveitando e utilizando elementos naturais, como troncos, árvores e plantas, as atividades realizadas no Bosque das Pedras mostram que os alunos em espaços seguros junto à natureza, conseguem se desenvolver criando conexões e senso de pertencimento junto ao meio natural." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13106_TB7157_22042025134059.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA RANGEL DEMORAES" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "renatamoraes22@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }