Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE O REAL E O IDEAL: DESAFIOS DA BNCC NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134192
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7100
    "inscrito_id" => 30
    "titulo" => "ENTRE O REAL E O IDEAL: DESAFIOS DA BNCC NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O artigo objeta refletir sobre orientações voltadas para a educação básica, estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entendo suas limitações e possíveis contribuições para a educação, considerando as lacunas existentes entre a formulação do currículo formal e sua implementação prática no cotidiano escolar brasileiro. Em um país diverso e desigual, onde a educação enfrenta grandes desafios relacionados à desigualdade social, à falta de acesso e à qualidade do ensino, a existência de um currículo nacional intensifica as preocupações visto que o contexto real dos estudantes se contrapõe à perspectiva do “aluno idealizado”, essencializado nas propostas apresentadas nos documentos legais. As discussões deste texto apoiaram-se nas proposições de Cury, Reis e Zanardi (2018) sobre a multiplicidade do conceito de currículo e a necessidade de uma BNCC mais democrática e inclusiva, utilizando o percurso metodológico da análise documental, através de uma revisão bibliográfica ilustrada com momentos de pesquisa-ação em uma escola do município do Rio de Janeiro, onde foi observado na prática os efeitos de uma proposta educativa curricular homogeneizadora. Nesta análise identificamos que, na interseção entre real e ideal, estão inseridos estudantes que possuem realidades diferentes, que não aprendem da mesma forma e no mesmo tempo, que partilham de uma diversidade multicultural na sala de aula, local este que urge em ser articulado com propostas curriculares que considerem as vivências, experiências e situações reais dos alunos, mediado por professores aptos a entender essa realidade. Desta forma, entende-se que a orientação curricular proposta pela BNCC pode ser ressignificada em um curriculo que qualifique o processo de aprendizagem para além das prescrições formais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID30_TB7100_11042025083711.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRIKA LOUREIRO DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "ÉRIKA"
    "autor_email" => "erikaloureiro@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134192
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7100
    "inscrito_id" => 30
    "titulo" => "ENTRE O REAL E O IDEAL: DESAFIOS DA BNCC NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O artigo objeta refletir sobre orientações voltadas para a educação básica, estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entendo suas limitações e possíveis contribuições para a educação, considerando as lacunas existentes entre a formulação do currículo formal e sua implementação prática no cotidiano escolar brasileiro. Em um país diverso e desigual, onde a educação enfrenta grandes desafios relacionados à desigualdade social, à falta de acesso e à qualidade do ensino, a existência de um currículo nacional intensifica as preocupações visto que o contexto real dos estudantes se contrapõe à perspectiva do “aluno idealizado”, essencializado nas propostas apresentadas nos documentos legais. As discussões deste texto apoiaram-se nas proposições de Cury, Reis e Zanardi (2018) sobre a multiplicidade do conceito de currículo e a necessidade de uma BNCC mais democrática e inclusiva, utilizando o percurso metodológico da análise documental, através de uma revisão bibliográfica ilustrada com momentos de pesquisa-ação em uma escola do município do Rio de Janeiro, onde foi observado na prática os efeitos de uma proposta educativa curricular homogeneizadora. Nesta análise identificamos que, na interseção entre real e ideal, estão inseridos estudantes que possuem realidades diferentes, que não aprendem da mesma forma e no mesmo tempo, que partilham de uma diversidade multicultural na sala de aula, local este que urge em ser articulado com propostas curriculares que considerem as vivências, experiências e situações reais dos alunos, mediado por professores aptos a entender essa realidade. Desta forma, entende-se que a orientação curricular proposta pela BNCC pode ser ressignificada em um curriculo que qualifique o processo de aprendizagem para além das prescrições formais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID30_TB7100_11042025083711.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRIKA LOUREIRO DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "ÉRIKA"
    "autor_email" => "erikaloureiro@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O artigo objeta refletir sobre orientações voltadas para a educação básica, estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entendo suas limitações e possíveis contribuições para a educação, considerando as lacunas existentes entre a formulação do currículo formal e sua implementação prática no cotidiano escolar brasileiro. Em um país diverso e desigual, onde a educação enfrenta grandes desafios relacionados à desigualdade social, à falta de acesso e à qualidade do ensino, a existência de um currículo nacional intensifica as preocupações visto que o contexto real dos estudantes se contrapõe à perspectiva do “aluno idealizado”, essencializado nas propostas apresentadas nos documentos legais. As discussões deste texto apoiaram-se nas proposições de Cury, Reis e Zanardi (2018) sobre a multiplicidade do conceito de currículo e a necessidade de uma BNCC mais democrática e inclusiva, utilizando o percurso metodológico da análise documental, através de uma revisão bibliográfica ilustrada com momentos de pesquisa-ação em uma escola do município do Rio de Janeiro, onde foi observado na prática os efeitos de uma proposta educativa curricular homogeneizadora. Nesta análise identificamos que, na interseção entre real e ideal, estão inseridos estudantes que possuem realidades diferentes, que não aprendem da mesma forma e no mesmo tempo, que partilham de uma diversidade multicultural na sala de aula, local este que urge em ser articulado com propostas curriculares que considerem as vivências, experiências e situações reais dos alunos, mediado por professores aptos a entender essa realidade. Desta forma, entende-se que a orientação curricular proposta pela BNCC pode ser ressignificada em um curriculo que qualifique o processo de aprendizagem para além das prescrições formais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.