Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DA OBMEP NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar minhas percepções como professor de Matemática em formação, acerca das experiências vivenciadas como Tutor no Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP (PIC) no polo Natal/RN. O PIC é um programa nacional destinado aos alunos medalhistas da OBMEP que busca, por meio da resolução de problemas, despertar o interesse pela Matemática e ampliar seus estudos em temas mais aprofundados e com maior rigor matemático. Os encontros são realizados presencialmente, a cada quinze dias, e cabe aos professores a escolha das dinâmicas para apresentar os problemas indicados pelo PIC. A elaboração dessas dinâmicas foi realizada baseada em metodologias diversas, como Jogos, Sala de Aula Invertida, Resolução de Problemas, Materiais Manipulativos, Investigação, entre outras. Ao longo dos encontros, é perceptível o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades, como a escrita matemática, a argumentação, a colaboração, o pensamento crítico e dedutivo, dentre outras. Além disso, o programa propõe aos alunos um ambiente propício aos erros, de colaboração e de criatividade, construído ao longo dos encontros e que contribui para além do conhecimento matemático. Assim, a participação neste programa me proporcionou desenvolver habilidades muito importantes à prática docente, me permitindo experienciar uma nova perspectiva do ensino de matemática na educação básica.

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