DESAFIO E POSSIBILIDADES NA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134164 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7062 "inscrito_id" => 7685 "titulo" => "DESAFIO E POSSIBILIDADES NA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "A educação física escolar é uma disciplina que trabalha a prática do movimento por meio de seus conteúdos, que na sua grande maioria exigem a vivência corporal, para a compreenção dos alunos. Nas escolas ao mesmo tempo que observa-se o quão querida esta disciplina é, com o avançar dos anos escolares, os alunos ao chegarem no ensino médio, apresentam uma evasão considerável na participação das aulas práticas propostas. Diante do exposto, existe uma preocupação em enteder o que leva estes alunos a não participarem das aulas práticas. Diante do que se foi investigado, nota-se que alguns alunos acham as aulas práticas de educação física repetitivas, ou exclusivas para aqueles alunos mais habilidosos motoramente falando. Por meio de uma pesquisa de campo, com aplicação de questionários e entrevistas, conclui-se que melhorar essa relação dos alunos com as aulas prática de educação física depende do professor, que precisa diversificar suas práticas, sem tirar a essencia da ludicidade, mas possibilitando a participação ativa por parte dos alunos. Pois é também papel da escola ampliar e aperfeiçoar estas experiências vividas também da educação física escolar, de forma que o aluno aprenda a conhecer, respeitar e conviver com o seu corpo e o do outro (SANTIN, 1987; STRAZZACAPPA, 2001). Onde também é papel da educação física escolar introduzir e integrar o aluno na esfera que trata da cultura corporal do movimento, visando a formação de uma cidadão autonômo. O professor tem uma grande responsabilidade, em fazer os alunos compreenderem a importância da vivência prática de todos os conteúdos propostos pela educação física como Componente Curricular, usando atividades atrativas e acessíveis a todos. Saindo do comum, que muitas vezes fica na prática do futebol ou do vôlei, mas abordando todas as praticas existentes por meio do movimento presentes em todos os conteúdos da Educação Física Escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID7685_TB7062_08042025235839.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CATARINA DA SILVA GAMA" "autor_nome_curto" => "CATARINA" "autor_email" => "catymestrado@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134164 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7062 "inscrito_id" => 7685 "titulo" => "DESAFIO E POSSIBILIDADES NA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "A educação física escolar é uma disciplina que trabalha a prática do movimento por meio de seus conteúdos, que na sua grande maioria exigem a vivência corporal, para a compreenção dos alunos. Nas escolas ao mesmo tempo que observa-se o quão querida esta disciplina é, com o avançar dos anos escolares, os alunos ao chegarem no ensino médio, apresentam uma evasão considerável na participação das aulas práticas propostas. Diante do exposto, existe uma preocupação em enteder o que leva estes alunos a não participarem das aulas práticas. Diante do que se foi investigado, nota-se que alguns alunos acham as aulas práticas de educação física repetitivas, ou exclusivas para aqueles alunos mais habilidosos motoramente falando. Por meio de uma pesquisa de campo, com aplicação de questionários e entrevistas, conclui-se que melhorar essa relação dos alunos com as aulas prática de educação física depende do professor, que precisa diversificar suas práticas, sem tirar a essencia da ludicidade, mas possibilitando a participação ativa por parte dos alunos. Pois é também papel da escola ampliar e aperfeiçoar estas experiências vividas também da educação física escolar, de forma que o aluno aprenda a conhecer, respeitar e conviver com o seu corpo e o do outro (SANTIN, 1987; STRAZZACAPPA, 2001). Onde também é papel da educação física escolar introduzir e integrar o aluno na esfera que trata da cultura corporal do movimento, visando a formação de uma cidadão autonômo. O professor tem uma grande responsabilidade, em fazer os alunos compreenderem a importância da vivência prática de todos os conteúdos propostos pela educação física como Componente Curricular, usando atividades atrativas e acessíveis a todos. Saindo do comum, que muitas vezes fica na prática do futebol ou do vôlei, mas abordando todas as praticas existentes por meio do movimento presentes em todos os conteúdos da Educação Física Escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID7685_TB7062_08042025235839.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CATARINA DA SILVA GAMA" "autor_nome_curto" => "CATARINA" "autor_email" => "catymestrado@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }