Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO PERFIL DOS(AS) INGRESSANTES E CONCLUINTES DOS CURSOS PRESENCIAIS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFS (2010-2023)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O contexto histórico das Ciências é marcado por um cenário, predominantemente, representado pela figura masculina, principalmente na área das Exatas. Este fato é notadamente visto nos espaços de formação profissional, como nas universidades, a exemplo nos cursos de Licenciatura em Física. Nessa perspectiva, o presente trabalho buscou analisar o perfil dos(as) discentes ingressantes e concluintes dos cursos de Licenciatura em Física, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), na modalidade de ensino presencial, durante o período de (2010-2023). Para tanto, a metodologia adotada caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, utilizando os procedimentos revisão bibliográfica e análise de dados secundários, de livre acesso, no Painel Estatístico do Censo da Educação Superior, fornecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com interesse no quantitativo por sexo biológico de ingressantes e concluintes. Os resultados demonstram que 29,82% dos(as) ingressantes são do sexo biológico feminino, enquanto 70,18% é representado pelo sexo biológico masculino. No que refere-se ao percentual de concluintes no que diz respeito ao sexo biológico, adotando o parâmetro de análise, quantitativo de ingressantes em relação ao quantitativo de concluintes, identificou-se que 32,57% das ingressantes concluem o curso, em contrapartida, 67,43% dos ingressantes finalizam a etapa formativa. Diante do exposto, os resultados apresentam um contexto, ainda que específico, semelhante ao cenário das Ciências, com a predominância da figura masculina, o que denota a necessidade de estudos mais profundos acerca da representatividade feminina nesses espaços, sobretudo em áreas como a Física na perspectiva da formação de professores(as), assim como compreender os desafios e as políticas públicas de acesso e permanência das mulheres nas universidades.

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