UTILIZANDO A PRÁTICA DE TIPAGEM SANGUÍNEA COMO METODOLOGIA INVESTIGATIVA EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE LAGOA SALGADA .
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134035 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6870 "inscrito_id" => 1798 "titulo" => "UTILIZANDO A PRÁTICA DE TIPAGEM SANGUÍNEA COMO METODOLOGIA INVESTIGATIVA EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE LAGOA SALGADA ." "resumo" => "A prática de tipagem sanguínea é o processo de identificação do grupo sanguíneo de um paciente. Trata-se de uma informação imprescindível para diversas situações, principalmente em tratamentos, transfusões, doações de sangue e na gestação. Dentro da educação, a aula prática envolvendo a tipagem sanguínea, pode ser um momento oportuno para relacionar por meio de investigação científica, o cotidiano do aluno com o conteúdo explanado de forma teórica, acerca do sistema sanguíneo ABO e o fator Rh. Desta forma, o relato de experiência apresenta o resultado de uma ação, na qual a prática de tipagem sanguínea foi utilizada como instrumento para possibilitar uma prática laboratorial simples, como um recurso didático para a compreensão dos fenômenos básicos, sobre a ação da genética na seleção dos tipos e fatores sanguíneos. As aulas foram desenvolvidas na Escola Estadual Edmundo Neves do Nascimento, no Município de Lagoa Salgada, em uma turma de 1º ano do ensino médio, na aula de biologia, com o total de 30 alunos. A sequência das aulas práticas realizadas, permitiram que os alunos tivessem um maior contato com a manipulação de materiais e equipamentos, analisassem o sangue e os resultados obtidos em grupo, promovendo então, uma maior interação durante a aula. É importante ressaltar, que o conhecimento sobre o sistema ABO e Rh na teoria e principalmente na prática, proporcionaram um grande estímulo aos estudantes e possibilitou a demonstração prática da teoria estudada em sala de aula, além de levar os estudantes a planejar, observar processos, elaborar raciocínios, coletar, analisar dados, discutir resultados e apresentá-los. Palavras-chave: Tipagem sanguínea, prática, sistema ABO, fator Rh, investigação científica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1798_TB6870_08042025231533.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUÊNIA GEISA PEREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SUÊNIA" "autor_email" => "suenya_belaflor@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134035 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6870 "inscrito_id" => 1798 "titulo" => "UTILIZANDO A PRÁTICA DE TIPAGEM SANGUÍNEA COMO METODOLOGIA INVESTIGATIVA EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE LAGOA SALGADA ." "resumo" => "A prática de tipagem sanguínea é o processo de identificação do grupo sanguíneo de um paciente. Trata-se de uma informação imprescindível para diversas situações, principalmente em tratamentos, transfusões, doações de sangue e na gestação. Dentro da educação, a aula prática envolvendo a tipagem sanguínea, pode ser um momento oportuno para relacionar por meio de investigação científica, o cotidiano do aluno com o conteúdo explanado de forma teórica, acerca do sistema sanguíneo ABO e o fator Rh. Desta forma, o relato de experiência apresenta o resultado de uma ação, na qual a prática de tipagem sanguínea foi utilizada como instrumento para possibilitar uma prática laboratorial simples, como um recurso didático para a compreensão dos fenômenos básicos, sobre a ação da genética na seleção dos tipos e fatores sanguíneos. As aulas foram desenvolvidas na Escola Estadual Edmundo Neves do Nascimento, no Município de Lagoa Salgada, em uma turma de 1º ano do ensino médio, na aula de biologia, com o total de 30 alunos. A sequência das aulas práticas realizadas, permitiram que os alunos tivessem um maior contato com a manipulação de materiais e equipamentos, analisassem o sangue e os resultados obtidos em grupo, promovendo então, uma maior interação durante a aula. É importante ressaltar, que o conhecimento sobre o sistema ABO e Rh na teoria e principalmente na prática, proporcionaram um grande estímulo aos estudantes e possibilitou a demonstração prática da teoria estudada em sala de aula, além de levar os estudantes a planejar, observar processos, elaborar raciocínios, coletar, analisar dados, discutir resultados e apresentá-los. Palavras-chave: Tipagem sanguínea, prática, sistema ABO, fator Rh, investigação científica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1798_TB6870_08042025231533.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUÊNIA GEISA PEREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SUÊNIA" "autor_email" => "suenya_belaflor@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }