APROXIMAÇÃO ENTRE ENSINO TÉCNICO E SUPERIOR: EXPERIÊNCIA FORMATIVA DE ALUNOS DO IFMA NA SEMANA DE ESTUDOS FLORESTAIS (SEF)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134033 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6868 "inscrito_id" => 15287 "titulo" => "APROXIMAÇÃO ENTRE ENSINO TÉCNICO E SUPERIOR: EXPERIÊNCIA FORMATIVA DE ALUNOS DO IFMA NA SEMANA DE ESTUDOS FLORESTAIS (SEF)" "resumo" => "Conhecer a universidade desde cedo é fundamental para que os jovens ampliem sua visão de futuro, descubram novas possibilidades de formação e se sintam motivados a seguir uma trajetória acadêmica e profissional mais sólida e consciente. A participação dos alunos do 3º ano do curso técnico em Florestas do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) no sétimo evento da Semana de Estudos Florestais (SEF), realizado no dia 3 de abril de 2025, configurou-se como uma valiosa oportunidade de integração entre o ensino técnico e o ensino superior. A atividade, promovida por professores e estudantes do curso de Engenharia Florestal, teve como foco apresentar os laboratórios da graduação e suas respectivas áreas de estudo, incluindo campos como fitopatologia, ecologia, tecnologia da madeira, entomologia, entre outros. Durante a visita, os alunos puderam vivenciar de forma prática como se desenvolvem as atividades acadêmicas, científicas e técnicas no ambiente universitário, ampliando seus horizontes quanto às possibilidades de formação e atuação na área florestal. O contato direto com os graduandos e docentes também favoreceu o esclarecimento de dúvidas e o compartilhamento de experiências, contribuindo para despertar o interesse dos estudantes pela continuidade dos estudos em nível superior. Essa interação promoveu uma reflexão mais profunda sobre o futuro profissional dos alunos, incentivando-os a buscar novos caminhos acadêmicos e a se engajar de forma mais consciente na construção de suas trajetórias. Assim, a visita representou não apenas um momento de aprendizado, mas também uma ação estratégica de incentivo à formação continuada e ao fortalecimento do setor florestal por meio da educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15287_TB6868_08042025231501.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WENDLEY GUSTAVO CLEMENTE DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "WENDLEY" "autor_email" => "wendley.souza@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134033 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6868 "inscrito_id" => 15287 "titulo" => "APROXIMAÇÃO ENTRE ENSINO TÉCNICO E SUPERIOR: EXPERIÊNCIA FORMATIVA DE ALUNOS DO IFMA NA SEMANA DE ESTUDOS FLORESTAIS (SEF)" "resumo" => "Conhecer a universidade desde cedo é fundamental para que os jovens ampliem sua visão de futuro, descubram novas possibilidades de formação e se sintam motivados a seguir uma trajetória acadêmica e profissional mais sólida e consciente. A participação dos alunos do 3º ano do curso técnico em Florestas do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) no sétimo evento da Semana de Estudos Florestais (SEF), realizado no dia 3 de abril de 2025, configurou-se como uma valiosa oportunidade de integração entre o ensino técnico e o ensino superior. A atividade, promovida por professores e estudantes do curso de Engenharia Florestal, teve como foco apresentar os laboratórios da graduação e suas respectivas áreas de estudo, incluindo campos como fitopatologia, ecologia, tecnologia da madeira, entomologia, entre outros. Durante a visita, os alunos puderam vivenciar de forma prática como se desenvolvem as atividades acadêmicas, científicas e técnicas no ambiente universitário, ampliando seus horizontes quanto às possibilidades de formação e atuação na área florestal. O contato direto com os graduandos e docentes também favoreceu o esclarecimento de dúvidas e o compartilhamento de experiências, contribuindo para despertar o interesse dos estudantes pela continuidade dos estudos em nível superior. Essa interação promoveu uma reflexão mais profunda sobre o futuro profissional dos alunos, incentivando-os a buscar novos caminhos acadêmicos e a se engajar de forma mais consciente na construção de suas trajetórias. Assim, a visita representou não apenas um momento de aprendizado, mas também uma ação estratégica de incentivo à formação continuada e ao fortalecimento do setor florestal por meio da educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15287_TB6868_08042025231501.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WENDLEY GUSTAVO CLEMENTE DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "WENDLEY" "autor_email" => "wendley.souza@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }