ONDE ESTÃO AS MULHERES DA MATEMÁTICA? UMA INVESTIGAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133904 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6694 "inscrito_id" => 15223 "titulo" => "ONDE ESTÃO AS MULHERES DA MATEMÁTICA? UMA INVESTIGAÇÃO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "RESUMO Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa e exploratória sobre a representatividade feminina na história da matemática, realizada com alunos do 2º e 3º anos do ensino médio da Escola Instituto João Siqueira de Figueiredo, localizada em Conceição-PB. A pesquisa buscou compreender a percepção dos estudantes sobre a presença de mulheres na matemática, bem como refletir sobre a importância de incluir essas contribuições no ensino escolar. A metodologia envolveu aplicação de questionários abertos, rodas de conversa, análise das respostas dos alunos e realização de seminários sobre matemáticas históricas. Com base em autores como Fernandez e Amaral (2020), Araújo (2018) e Souza (2018), o estudo fundamenta-se na crítica à invisibilização histórica das mulheres nas ciências exatas, especialmente na matemática. Os questionários revelaram que a maioria dos alunos nunca estudou sobre mulheres matemáticas ao longo de sua trajetória escolar, sendo frequente a associação da disciplina a figuras exclusivamente masculinas. A partir desses dados, os estudantes foram incentivados a pesquisar e apresentar sobre matemáticas como Hipátia de Alexandria, Katherine Johnson, Maria Laura Mouzinho e Eliza Maria Ferreira Veras da Silva, aprofundando-se em suas contribuições e nos desafios enfrentados por essas cientistas. As análises apontam que a inclusão da história de mulheres na matemática despertou o interesse dos alunos, promoveu senso crítico, empatia e valorização da diversidade no campo científico. A experiência também evidenciou o potencial da abordagem de temas sociais no ensino da matemática, como ferramenta para desconstrução de estereótipos e estímulo à equidade de gênero. Ao final, os alunos demonstraram maior compreensão sobre a importância da representatividade e reconheceram que a matemática é um campo onde as mulheres também têm voz, conquistas e protagonismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15223_TB6694_08042025222614.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA PEREIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA" "autor_email" => "jps18112001@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133904 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6694 "inscrito_id" => 15223 "titulo" => "ONDE ESTÃO AS MULHERES DA MATEMÁTICA? UMA INVESTIGAÇÃO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "RESUMO Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa e exploratória sobre a representatividade feminina na história da matemática, realizada com alunos do 2º e 3º anos do ensino médio da Escola Instituto João Siqueira de Figueiredo, localizada em Conceição-PB. A pesquisa buscou compreender a percepção dos estudantes sobre a presença de mulheres na matemática, bem como refletir sobre a importância de incluir essas contribuições no ensino escolar. A metodologia envolveu aplicação de questionários abertos, rodas de conversa, análise das respostas dos alunos e realização de seminários sobre matemáticas históricas. Com base em autores como Fernandez e Amaral (2020), Araújo (2018) e Souza (2018), o estudo fundamenta-se na crítica à invisibilização histórica das mulheres nas ciências exatas, especialmente na matemática. Os questionários revelaram que a maioria dos alunos nunca estudou sobre mulheres matemáticas ao longo de sua trajetória escolar, sendo frequente a associação da disciplina a figuras exclusivamente masculinas. A partir desses dados, os estudantes foram incentivados a pesquisar e apresentar sobre matemáticas como Hipátia de Alexandria, Katherine Johnson, Maria Laura Mouzinho e Eliza Maria Ferreira Veras da Silva, aprofundando-se em suas contribuições e nos desafios enfrentados por essas cientistas. As análises apontam que a inclusão da história de mulheres na matemática despertou o interesse dos alunos, promoveu senso crítico, empatia e valorização da diversidade no campo científico. A experiência também evidenciou o potencial da abordagem de temas sociais no ensino da matemática, como ferramenta para desconstrução de estereótipos e estímulo à equidade de gênero. Ao final, os alunos demonstraram maior compreensão sobre a importância da representatividade e reconheceram que a matemática é um campo onde as mulheres também têm voz, conquistas e protagonismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15223_TB6694_08042025222614.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA PEREIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA" "autor_email" => "jps18112001@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }