O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DAS ELABORAÇÕES DE LURIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133901 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6689 "inscrito_id" => 15234 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DAS ELABORAÇÕES DE LURIA" "resumo" => "Este estudo objetiva sistematizar os estudos afetos à contribuição da Teoria Histórico-Cultural para o desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil. Para esta elaboração, com delineamento bibliográfico, consideramos as pesquisas advindas das obras “Pensamento e Linguagem” (Luria, 2001), “O desenvolvimento do psiquismo”(Leontiev, 2004), “A relação entre texto e contexto na obra de Luria” (Tuleski, 2011) e “O desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar” (Martins, 2013), por apresentarem subsídios teórico-metodológicos para refletimos acerca da temática. Buscamos estudar o desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil e como o professor pode proporcionar experiências e vivência para tal finalidade. As pesquisas de Luria (2001) sobre o desenvolvimento da percepção dos hábitos culturais e da linguagem na criança contribuem significativamente para esta discussão. O referido autor analisa o papel da linguagem nos processos psíquicos complexos, não como resultados apenas biológicos, mas como resultados das formas sociais de atividade humana. Para além da função cognoscitiva da palavra e sua função como instrumento de comunicação, há sua função reguladora, isto é, a palavra não é somente um instrumento de reflexo da realidade, é o meio de regulação da conduta. Acreditamos que essas reflexões são essenciais para a formação dos professores inicial ou contínua, em favor de uma educação humanizadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15234_TB6689_08042025222423.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUIZA DEZOTTI OLIANI" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "paulag_f@icloud.com" "autor_ies" => "FACULDADE CIDADE VERDE (FCV)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133901 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6689 "inscrito_id" => 15234 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DAS ELABORAÇÕES DE LURIA" "resumo" => "Este estudo objetiva sistematizar os estudos afetos à contribuição da Teoria Histórico-Cultural para o desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil. Para esta elaboração, com delineamento bibliográfico, consideramos as pesquisas advindas das obras “Pensamento e Linguagem” (Luria, 2001), “O desenvolvimento do psiquismo”(Leontiev, 2004), “A relação entre texto e contexto na obra de Luria” (Tuleski, 2011) e “O desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar” (Martins, 2013), por apresentarem subsídios teórico-metodológicos para refletimos acerca da temática. Buscamos estudar o desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil e como o professor pode proporcionar experiências e vivência para tal finalidade. As pesquisas de Luria (2001) sobre o desenvolvimento da percepção dos hábitos culturais e da linguagem na criança contribuem significativamente para esta discussão. O referido autor analisa o papel da linguagem nos processos psíquicos complexos, não como resultados apenas biológicos, mas como resultados das formas sociais de atividade humana. Para além da função cognoscitiva da palavra e sua função como instrumento de comunicação, há sua função reguladora, isto é, a palavra não é somente um instrumento de reflexo da realidade, é o meio de regulação da conduta. Acreditamos que essas reflexões são essenciais para a formação dos professores inicial ou contínua, em favor de uma educação humanizadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15234_TB6689_08042025222423.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUIZA DEZOTTI OLIANI" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "paulag_f@icloud.com" "autor_ies" => "FACULDADE CIDADE VERDE (FCV)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }