ASTRONOMIA COMO DISCIPLINA ELETIVA NO ENSINO MÉDIO: VIVÊNCIAS DE UMA PROFESSORA DE FÍSICA DE ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133733 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6468 "inscrito_id" => 8147 "titulo" => "ASTRONOMIA COMO DISCIPLINA ELETIVA NO ENSINO MÉDIO: VIVÊNCIAS DE UMA PROFESSORA DE FÍSICA DE ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL" "resumo" => "Atualmente, é essencial repensar o ensino de Ciências, tornando-o mais próximo da realidade dos estudantes. Mais do que transmitir conceitos isolados, é necessário criar oportunidades para que os estudantes desenvolvam o pensamento crítico e construam uma compreensão ampla e significativa do mundo ao seu redor. Esse tipo de ensino tem sido estimulado por meio das disciplinas eletivas de base, previstas na BNCC para o Ensino Médio. Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência vivenciado durante a disciplina eletiva “O céu que não conhecemos”, ministrada com base em conteúdos específicos e relevantes da Astronomia, desenvolvida no semestre letivo de 2024.2, na Escola Centro de Ensino Hosano Gomes Ferreira, localizada em Lago dos Rodrigues–MA. O objetivo do trabalho foi apresentar uma nova perspectiva para o ensino de Física, utilizando a Astronomia como ferramenta para despertar o interesse dos estudantes pela disciplina. Por meio de aulas expositivas, oficinas, filmes e atividades práticas, os alunos foram incentivados a refletir sobre o universo, conectar teoria e prática, desenvolver o pensamento crítico e ampliar sua visão de mundo. Para culminância tivemos a exposição de trabalhos, como maquetes do sistema solar e apresentações sobre a História da Astronomia. Na culminância, realizou-se a exposição de trabalhos como maquetes do sistema solar e apresentações sobre a história da Astronomia. Por fim, conclui-se que a disciplina eletiva, como espaço próprio e singular para o trabalho com a Astronomia, além das aulas regulares de Física, mostrou-se uma atividade satisfatória, promovendo maior integração entre estudantes, professores e os conhecimentos astronômicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID8147_TB6468_12042025201537.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORA SAMIR CONCEIÇÃO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Débora Samir" "autor_email" => "debora_samir@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133733 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6468 "inscrito_id" => 8147 "titulo" => "ASTRONOMIA COMO DISCIPLINA ELETIVA NO ENSINO MÉDIO: VIVÊNCIAS DE UMA PROFESSORA DE FÍSICA DE ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL" "resumo" => "Atualmente, é essencial repensar o ensino de Ciências, tornando-o mais próximo da realidade dos estudantes. Mais do que transmitir conceitos isolados, é necessário criar oportunidades para que os estudantes desenvolvam o pensamento crítico e construam uma compreensão ampla e significativa do mundo ao seu redor. Esse tipo de ensino tem sido estimulado por meio das disciplinas eletivas de base, previstas na BNCC para o Ensino Médio. Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência vivenciado durante a disciplina eletiva “O céu que não conhecemos”, ministrada com base em conteúdos específicos e relevantes da Astronomia, desenvolvida no semestre letivo de 2024.2, na Escola Centro de Ensino Hosano Gomes Ferreira, localizada em Lago dos Rodrigues–MA. O objetivo do trabalho foi apresentar uma nova perspectiva para o ensino de Física, utilizando a Astronomia como ferramenta para despertar o interesse dos estudantes pela disciplina. Por meio de aulas expositivas, oficinas, filmes e atividades práticas, os alunos foram incentivados a refletir sobre o universo, conectar teoria e prática, desenvolver o pensamento crítico e ampliar sua visão de mundo. Para culminância tivemos a exposição de trabalhos, como maquetes do sistema solar e apresentações sobre a História da Astronomia. Na culminância, realizou-se a exposição de trabalhos como maquetes do sistema solar e apresentações sobre a história da Astronomia. Por fim, conclui-se que a disciplina eletiva, como espaço próprio e singular para o trabalho com a Astronomia, além das aulas regulares de Física, mostrou-se uma atividade satisfatória, promovendo maior integração entre estudantes, professores e os conhecimentos astronômicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID8147_TB6468_12042025201537.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORA SAMIR CONCEIÇÃO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Débora Samir" "autor_email" => "debora_samir@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }