CULTURA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE MANAUS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133716 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6444 "inscrito_id" => 9915 "titulo" => "CULTURA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE MANAUS" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo relatar os contextos e práticas de uma experiência de formação continuada realizada com uma turma de professoras que atuavam em Centros Municipais de Educação Infantil, fase pré-escola, na cidade de Manaus no ano de 2024. O trabalho se deu a partir da formação em rede realizada pela Secretaria Municipal de Educação da referida cidade, por meio da adesão da mesma ao compromisso nacional criança alfabetizada. Neste relato abordaremos o papel fundamental da formação continuada, da cultura escrita e da literatura no desenvolvimento da criança na educação infantil. Realizado formato presencial, o trabalho buscou que as professoras construíssem e/ou reconstruíssem um pensamento pedagógico por meio de interações entre elas, com a professora formadora e com o material didático utilizado nos encontros. Sendo assim, usamos como metodologia o trabalho colaborativo e o dialogo interativo. Como referencial teórico utilizamos a coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil disponibilizado pelo Ministério da Educação. Como resultado principal tivemos 6 projetos educacionais construídos e efetivados pelas professoras em seus locais de trabalho, dos quais 2 foram selecionados e apresentados em seminário local, promovido pela SEMED/Manaus. Com este trabalho também percebemos nos relatos das professoras que o uso de recursos literários diversos na sala de referência possibilitaram às crianças desenvolverem sua imaginação e criatividade, estimulando o pensamento crítico e, consequentemente, favorecendo que se construam como sujeitos ativos em seu processo educacional e cidadão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9915_TB6444_08042025211801.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IDELICE DE JESUS ALVES FREITAS" "autor_nome_curto" => "IDELICE FREITAS" "autor_email" => "idelice.freitas@semed.manaus.am.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133716 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6444 "inscrito_id" => 9915 "titulo" => "CULTURA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE MANAUS" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo relatar os contextos e práticas de uma experiência de formação continuada realizada com uma turma de professoras que atuavam em Centros Municipais de Educação Infantil, fase pré-escola, na cidade de Manaus no ano de 2024. O trabalho se deu a partir da formação em rede realizada pela Secretaria Municipal de Educação da referida cidade, por meio da adesão da mesma ao compromisso nacional criança alfabetizada. Neste relato abordaremos o papel fundamental da formação continuada, da cultura escrita e da literatura no desenvolvimento da criança na educação infantil. Realizado formato presencial, o trabalho buscou que as professoras construíssem e/ou reconstruíssem um pensamento pedagógico por meio de interações entre elas, com a professora formadora e com o material didático utilizado nos encontros. Sendo assim, usamos como metodologia o trabalho colaborativo e o dialogo interativo. Como referencial teórico utilizamos a coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil disponibilizado pelo Ministério da Educação. Como resultado principal tivemos 6 projetos educacionais construídos e efetivados pelas professoras em seus locais de trabalho, dos quais 2 foram selecionados e apresentados em seminário local, promovido pela SEMED/Manaus. Com este trabalho também percebemos nos relatos das professoras que o uso de recursos literários diversos na sala de referência possibilitaram às crianças desenvolverem sua imaginação e criatividade, estimulando o pensamento crítico e, consequentemente, favorecendo que se construam como sujeitos ativos em seu processo educacional e cidadão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9915_TB6444_08042025211801.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IDELICE DE JESUS ALVES FREITAS" "autor_nome_curto" => "IDELICE FREITAS" "autor_email" => "idelice.freitas@semed.manaus.am.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }