PARA ALÉM DA QUEIXA ESCOLAR: DEBATES E REFLEXÕES COM PROFESSORES DIRETORES DE TURMA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133672 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6378 "inscrito_id" => 4355 "titulo" => "PARA ALÉM DA QUEIXA ESCOLAR: DEBATES E REFLEXÕES COM PROFESSORES DIRETORES DE TURMA." "resumo" => "O campo de Formação de Professores comumente evoca a participação do psicólogo escolar, criando um terreno potente para a adoção de práticas reflexivas e críticas, principalmente na relação que toca escola-universidade. Nesse cenário, a presente pesquisa tem como objetivo relatar e analisar o quarto encontro de um curso de formação para Professores Diretores de Turma (PDT), cujo tema debatido consistiu em queixas escolares. O curso em questão teve duração de 5 encontros e ocorreu junto aos PDT's em uma escola estadual de Fortaleza-CE, de forma mensal. Os temas debatidos nessa empreitada foram decididos a partir de entrevistas preliminares com os professores participantes e adaptados pelo ritmo e interesse das discussões mensais, tal movimento na construção do curso é amparado pelo aparato metodológico da Pesquisa-Intervenção e da Cartografia, as quais desafiam a lógica de pesquisa tradicional ao apostarem na não-neutralidade do pesquisador, que não só interfere no campo mas é também afetado por ele, e na mutabilidade do campo de pesquisa. O momento em questão contou com a participação de 8 professores DT’s e foi guiado pela seguinte metodologia: intervenções escritas e discussões sobre trechos de artigos que discutem queixa escolar, os quais foram impressos e recortados. A conversa que se conduziu a partir dessa dinâmica abordou temas como a estigmatização do aluno, a culpabilização do fracasso escolar, a importância do equilíbrio no fazer do PDT e a necessidade de um olhar e cuidado para os professores. Por fim, ficou evidente a força desse local para enunciação, reflexão e troca entre os professores, contribuindo para um fortalecimento entre pares que transborda para além do curso de formação e perpassa os percalços do cotidiano escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4355_TB6378_08042025210026.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA FRAGA DE PAULA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA FRAGA" "autor_email" => "gabrielafraga@alu.ufc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133672 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6378 "inscrito_id" => 4355 "titulo" => "PARA ALÉM DA QUEIXA ESCOLAR: DEBATES E REFLEXÕES COM PROFESSORES DIRETORES DE TURMA." "resumo" => "O campo de Formação de Professores comumente evoca a participação do psicólogo escolar, criando um terreno potente para a adoção de práticas reflexivas e críticas, principalmente na relação que toca escola-universidade. Nesse cenário, a presente pesquisa tem como objetivo relatar e analisar o quarto encontro de um curso de formação para Professores Diretores de Turma (PDT), cujo tema debatido consistiu em queixas escolares. O curso em questão teve duração de 5 encontros e ocorreu junto aos PDT's em uma escola estadual de Fortaleza-CE, de forma mensal. Os temas debatidos nessa empreitada foram decididos a partir de entrevistas preliminares com os professores participantes e adaptados pelo ritmo e interesse das discussões mensais, tal movimento na construção do curso é amparado pelo aparato metodológico da Pesquisa-Intervenção e da Cartografia, as quais desafiam a lógica de pesquisa tradicional ao apostarem na não-neutralidade do pesquisador, que não só interfere no campo mas é também afetado por ele, e na mutabilidade do campo de pesquisa. O momento em questão contou com a participação de 8 professores DT’s e foi guiado pela seguinte metodologia: intervenções escritas e discussões sobre trechos de artigos que discutem queixa escolar, os quais foram impressos e recortados. A conversa que se conduziu a partir dessa dinâmica abordou temas como a estigmatização do aluno, a culpabilização do fracasso escolar, a importância do equilíbrio no fazer do PDT e a necessidade de um olhar e cuidado para os professores. Por fim, ficou evidente a força desse local para enunciação, reflexão e troca entre os professores, contribuindo para um fortalecimento entre pares que transborda para além do curso de formação e perpassa os percalços do cotidiano escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4355_TB6378_08042025210026.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA FRAGA DE PAULA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA FRAGA" "autor_email" => "gabrielafraga@alu.ufc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }