Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO CTS INTEGRADA AOS OBJETIVOS DO DESENSENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO ENSINO DE QUÍMICA: UM MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL ENTRE OS ANOS DE 2020 E 2024.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Integrar a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) tem se mostrado como proposta relevante no ensino de Química, especialmente no contexto atual que exige práticas educacionais socialmente comprometidas, críticas e contextualizadas. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo realizar um mapeamento da produção científica nacional, entre os anos de 2020 e 2024, que articule os fundamentos da Educação CTS aos ODS no ensino de Química. A pesquisa trata-se de um estado do conhecimento, baseada na sistematização de publicações acadêmicas encontradas nas bases de dados SCIELO, CAPES e periódicos da área de Ensino. A análise considerou os seguintes critérios: ano de publicação, região de origem, nível de ensino abordado, tipo de abordagem CTS, forma de integração com os ODS e contribuições para a prática docente. Os resultados apontam para o crescimento de estudos voltados à sustentabilidade no ensino de Química, ainda que a articulação explícita entre CTS e os ODS permaneça em processo de consolidação. Conclui-se que o mapeamento oferece subsídios importantes para fortalecer políticas de formação docente e o desenvolvimento de propostas pedagógicas que contribuam com a construção de uma educação científica comprometida com os desafios contemporâneos, necessitando de incentivo para consolidar a implementação de um currículo pautado na formação social e cidadã.

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