EDUCAÇÃO CTS INTEGRADA AOS OBJETIVOS DO DESENSENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO ENSINO DE QUÍMICA: UM MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL ENTRE OS ANOS DE 2020 E 2024.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133497 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6149 "inscrito_id" => 7989 "titulo" => "EDUCAÇÃO CTS INTEGRADA AOS OBJETIVOS DO DESENSENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO ENSINO DE QUÍMICA: UM MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL ENTRE OS ANOS DE 2020 E 2024." "resumo" => "Integrar a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) tem se mostrado como proposta relevante no ensino de Química, especialmente no contexto atual que exige práticas educacionais socialmente comprometidas, críticas e contextualizadas. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo realizar um mapeamento da produção científica nacional, entre os anos de 2020 e 2024, que articule os fundamentos da Educação CTS aos ODS no ensino de Química. A pesquisa trata-se de um estado do conhecimento, baseada na sistematização de publicações acadêmicas encontradas nas bases de dados SCIELO, CAPES e periódicos da área de Ensino. A análise considerou os seguintes critérios: ano de publicação, região de origem, nível de ensino abordado, tipo de abordagem CTS, forma de integração com os ODS e contribuições para a prática docente. Os resultados apontam para o crescimento de estudos voltados à sustentabilidade no ensino de Química, ainda que a articulação explícita entre CTS e os ODS permaneça em processo de consolidação. Conclui-se que o mapeamento oferece subsídios importantes para fortalecer políticas de formação docente e o desenvolvimento de propostas pedagógicas que contribuam com a construção de uma educação científica comprometida com os desafios contemporâneos, necessitando de incentivo para consolidar a implementação de um currículo pautado na formação social e cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID7989_TB6149_08042025192148.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINE ARNAUD NOBRE" "autor_nome_curto" => "KARINE" "autor_email" => "karine.arnaud@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133497 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6149 "inscrito_id" => 7989 "titulo" => "EDUCAÇÃO CTS INTEGRADA AOS OBJETIVOS DO DESENSENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO ENSINO DE QUÍMICA: UM MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL ENTRE OS ANOS DE 2020 E 2024." "resumo" => "Integrar a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) tem se mostrado como proposta relevante no ensino de Química, especialmente no contexto atual que exige práticas educacionais socialmente comprometidas, críticas e contextualizadas. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo realizar um mapeamento da produção científica nacional, entre os anos de 2020 e 2024, que articule os fundamentos da Educação CTS aos ODS no ensino de Química. A pesquisa trata-se de um estado do conhecimento, baseada na sistematização de publicações acadêmicas encontradas nas bases de dados SCIELO, CAPES e periódicos da área de Ensino. A análise considerou os seguintes critérios: ano de publicação, região de origem, nível de ensino abordado, tipo de abordagem CTS, forma de integração com os ODS e contribuições para a prática docente. Os resultados apontam para o crescimento de estudos voltados à sustentabilidade no ensino de Química, ainda que a articulação explícita entre CTS e os ODS permaneça em processo de consolidação. Conclui-se que o mapeamento oferece subsídios importantes para fortalecer políticas de formação docente e o desenvolvimento de propostas pedagógicas que contribuam com a construção de uma educação científica comprometida com os desafios contemporâneos, necessitando de incentivo para consolidar a implementação de um currículo pautado na formação social e cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID7989_TB6149_08042025192148.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINE ARNAUD NOBRE" "autor_nome_curto" => "KARINE" "autor_email" => "karine.arnaud@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }