ENSINO DE BIOMAS AMAZÔNICOS: A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO DE VIDA DOS ESTUDANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133495 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6146 "inscrito_id" => 4873 "titulo" => "ENSINO DE BIOMAS AMAZÔNICOS: A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO DE VIDA DOS ESTUDANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "A região norte do Brasil faz parte da floresta Amazônica, caracterizada como maior bioma brasileiro existente, e o Pará é composto por áreas extensas de manguezais - “ecossistemas de transição”, mas será que estudantes sabem diferenciar um bioma de um ecossistema de transição? Este trabalho objetiva, compreender o que dizem professores sobre o ensino de biomas Amazônicos e analisar uma proposta didática destacando princípios emegentes da relação professor-estudante e ensino-aprendizagem. Esta é uma pesquisa qualitativa. Utilizamos como dados, um formulário google com perguntas compartilhado a professores de ciências do ensino fundamental, para entenderemos o que pensam sobre a realização de praticas e de aprendizagens a respeito do bioma Amazônico. Constuiremos uma sequência didática para estudantes do 7° ano da região Amazônica, onde os biomas brasileiros são apresentados, levando os estudantes a pensarem sobre a importância na sociedade, com destaque ao bioma Amazônico e aos ecossistemas aqui presentes, com ênfase nos ecossistemas e ecótonos presentes na região Norte, para isso, utilizamos como ponto de partida para o aprendizado, o entendimento prévio dos alunos a respeito do assunto. Os estudantes são levados a pensar, refletir, registar e divulgar sobre o que conhecem do bioma, para depois serem apresentados aos biomas e conceitos científicos regionais, destacando como são formados e quais animais estão presentes em cada um dele, assim como qual ecossistema de transição está presente. Os educandos observarão imagens de biomas e ecótonos, dialogam com o que conheciam e registraram para depois identificarem características presentes in lócus regionais . As perguntas feitas aos professores e o plano, com a sequência, ao serem analisado por meio da Análise Textual Discursiva, ressaltam a importância de conhecimentos prévios dos estudantes, da imersão a locais da região e da participação ativa e autônoma dos estudantes, que contribui para formação cidadã." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4873_TB6146_08042025192038.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA VITÓRIA DOS SANTOS CAMPELO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.campelo@icen.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133495 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6146 "inscrito_id" => 4873 "titulo" => "ENSINO DE BIOMAS AMAZÔNICOS: A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO DE VIDA DOS ESTUDANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "A região norte do Brasil faz parte da floresta Amazônica, caracterizada como maior bioma brasileiro existente, e o Pará é composto por áreas extensas de manguezais - “ecossistemas de transição”, mas será que estudantes sabem diferenciar um bioma de um ecossistema de transição? Este trabalho objetiva, compreender o que dizem professores sobre o ensino de biomas Amazônicos e analisar uma proposta didática destacando princípios emegentes da relação professor-estudante e ensino-aprendizagem. Esta é uma pesquisa qualitativa. Utilizamos como dados, um formulário google com perguntas compartilhado a professores de ciências do ensino fundamental, para entenderemos o que pensam sobre a realização de praticas e de aprendizagens a respeito do bioma Amazônico. Constuiremos uma sequência didática para estudantes do 7° ano da região Amazônica, onde os biomas brasileiros são apresentados, levando os estudantes a pensarem sobre a importância na sociedade, com destaque ao bioma Amazônico e aos ecossistemas aqui presentes, com ênfase nos ecossistemas e ecótonos presentes na região Norte, para isso, utilizamos como ponto de partida para o aprendizado, o entendimento prévio dos alunos a respeito do assunto. Os estudantes são levados a pensar, refletir, registar e divulgar sobre o que conhecem do bioma, para depois serem apresentados aos biomas e conceitos científicos regionais, destacando como são formados e quais animais estão presentes em cada um dele, assim como qual ecossistema de transição está presente. Os educandos observarão imagens de biomas e ecótonos, dialogam com o que conheciam e registraram para depois identificarem características presentes in lócus regionais . As perguntas feitas aos professores e o plano, com a sequência, ao serem analisado por meio da Análise Textual Discursiva, ressaltam a importância de conhecimentos prévios dos estudantes, da imersão a locais da região e da participação ativa e autônoma dos estudantes, que contribui para formação cidadã." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4873_TB6146_08042025192038.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA VITÓRIA DOS SANTOS CAMPELO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.campelo@icen.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }