Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO CONTEXTO DA PRÉ-ESCOLA EM RIO LARGO - AL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este texto tem como principal objetivo relatar de forma reflexiva nossas experiências enquanto professoras atuantes na formação continuada da Rede municipal de ensino de Rio Largo - AL, no sentido de atribuir visibilidade ao atual cenário de expansão da consciência fonológica na Educação Infantil no município. Como abordagem metodológica fizemos uso do estudo descritivo, tipo relato de experiência, (Cooksy, 2001) os participantes da ação foram duas pedagogas. O estudo foi sistematizado em 4 momentos, diagnóstico inicial que evidenciou as fragilidades das propostas pedagógicas desenvolvidas para fins de consciência fonológica, a estruturação de formações visando atender as necessidades emergentes, a consolidação das propostas pedagógicas disponibilizadas nas formações e um segundo diagnóstico a fim de visualizar os resultados das formações nas práticas docentes. É importante frisar, que apesar de políticas públicas voltadas às formações continuadas ofertadas aos professores, a sistematização de práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento da consciência fonológica nas pré-escolas ainda é limitada. Muitos profissionais atuam com base em experiências empíricas, sem um direcionamento teórico-metodológico claro ou acesso regular a materiais didáticos específicos. Além disso, a ausência de avaliações diagnósticas adequadas e regulares dificulta a identificação precoce de dificuldades fonológicas. Diante disso, os resultados revelaram sobretudo, a existência de avanços pontuais, mas ainda desafios significativos. Com isso, torna-se urgente a ampliação de estratégias formativas e recursos pedagógicos que fortaleçam essas práticas essenciais à aprendizagem inicial da leitura e escrita.

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