POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO SESI-SP
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A proposta está ancorada em marcos legais como a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006), a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e a Lei Brasileira de Inclusão (2015), articulando-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao projeto pedagógico da rede. O referencial teórico-metodológico baseia-se nos estudos de Mantoan (2006), Santos (2011), Mendes, Vilaronga, Zerpato (2014) e Ainscow (2020), que discutem práticas inclusivas, colaboração docente e eliminação de barreiras à aprendizagem. A metodologia adotada contempla análise documental e observação das práticas realizadas nas escolas, com destaque para a atuação do Serviço Educacional Especializado, o processo de escuta das equipes escolares e a construção coletiva de estratégias voltadas à participação e à aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais específicas (PAEE). 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